Saiba como solicitar a Carteira de Identificação para Pessoas Autistas
Por Julyana Brasileiro, com informações do portal G1 e Prefeitura de Fortaleza22/05/2023 14:17 | Atualizado há 1 ano
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A Carteira de Identificação para Pessoas Autistas agora pode ser feita em todas as 12 Secretarias Regionais, garante a Prefeitura de Fortaleza. O documento, que pode ser emitido de forma gratuita, tem o objetivo de promover igualdade de condições e oportunidades para essa população e inibir preconceitos.
A solicitação pode ser feita pelo formulário on-line https://bit.ly/3q6hn7W disponível no Canal Desenvolvimento Social ou presencialmente na Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência, com agendamento por telefone, e nas 12 Regionais, por ordem de chegada .
Quem fizer a solicitação on-line poderá escolher o local de recebimento no próprio formulário, para garantir que receberá no local mais próximo. As informações sobre todo o processo serão sempre compartilhadas pelo e-mail cadastrado no formulário.
Como solicitar
A carteira é emitida gratuitamente pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) de Fortaleza, conforme o Decreto Municipal nº 15.399. O cadastro pode ser feito pelo próprio interessado (caso seja absolutamente capaz), pelo seu tutor (em caso de incapacidade relativa) ou pelo seu curador (em caso de incapacidade absoluta). A carteira será expedida no prazo de até 30 dias após a entrega da requisição e terá validade de cinco anos, devendo ser mantidos atualizados os dados cadastrais do identificado.
As carteiras de identificação têm como objetivo inibir atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Ao ser apresentado o documento, torna-se obrigatório o acesso prioritário em todos os serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, educação e assistência social.
Locais para solicitar o documento
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) pode ser solicitada na Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência (localizada na Rua Padre Pedro de Alencar, 2230 – Messejana), sendo necessário agendamento pelo telefone 85.3105.1398 ou nas Secretarias Regionais de Fortaleza.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
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