Roda de conversa sobre família na perspectiva da mediação mobiliza empreendedoras
Por Julyana Brasileiro10/05/2024 18:46 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec), realizou, nesta sexta-feira (10/05), roda de conversa sobre o tema "Família na Perspectiva da Mediação: Leis Sistêmicas, Diálogo e Espiritualidade".
A atividade foi voltada para integrantes da Associação de Mulheres Empreendedoras do Ceará (AME), entidade sem fins lucrativos que atua com foco no empoderamento feminino e contribui na promoção da autonomia das mulheres cearenses.
A primeira-dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão, destacou a importância das ações do Cemgec voltadas para fortalecer a cultura de paz para além do Poder Legislativo. Conforme recordou, o órgão foi implantando em 2021, na gestão do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PT), trazendo pioneirismo para a Alece.
''Somos a primeira Assembleia do País a possuir um Centro de Mediação de Conflitos que favorece a abertura do parlamento para muitas pessoas, levando a cultura de paz, conciliação e solução que muitas pessoas procuram. Todos nós precisamos da cultura de paz e precisamos começar no nosso próprio lar, refletindo sobre o papel da família'', acentuou.
Espiritualidade
A coordenadora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Alece, Raísa Pontes, destacou que o encontro foi um momento para que as mulheres da AME pudessem refletir sobre a espiritualidade como fonte de inspiração e apoio nas relações familiares. ''A ideia não é apenas trazer conhecimento. Buscamos incentivar uma troca, criar um espaço acolhedor, tocar e colocar uma semente no coração'', destacou.
Cícera Silva, co-fundadora e atual presidente da Associação, destacou que a parceria da entidade com a Alece tem gerado frutos para as mulheres assistidas pela AME, que completa 18 anos no dia 30 de maio e possui 94 núcleos em Fortaleza.
Troca de experiências marcou a roda de conversa - Foto: Máximo Moura
''Somos uma Associação de mulheres cuidando de mulheres e a primeira-dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão, tem nos ajudado a trilhar nosso caminho com sua sensibilidade e acolhimento. Para nós, é muito importante essa parceria porque temos certeza que não estamos sozinhas”, asseverou.
Saiba mais
A roda de conversa foi mediada pelos facilitadores Luzia Léa, Erika Conde, Bruno Oliveira e Geanne Catunda. Por meio da iniciativa, o Cemgec buscou criar um espaço acolhedor e respeitoso, que possibilite explorar as dinâmicas familiares sob a luz da mediação, entendendo as leis sistêmicas que regem as relações familiares.
Segundo Luiza Léa, as rodas de conversa têm uma vertente educacional. ''Elas quebram paradigmas das pessoas pensarem que está longe delas a possibilidade de se mediar, ter uma mediação profissional ou entender de fato o que acontece no seu dia a dia em relação à mediação. As pessoas têm medo de conflitos. Passamos por isso diariamente e podemos explorar as leis sistêmicas que influenciam as dinâmicas familiares e como a mediação pode ajudar a encontrar soluções harmoniosas'', pontuou.
O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos é um órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará que tem como objetivo a promoção de solução consensual de conflitos, buscando incentivar e fortalecer a cultura de paz.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Primeira-dama da Alece conhece ações do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos
A primeira-dama da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Tainah Marinho, acompanhou, nesta segunda-feira (24/02), uma apresentação sobre...
Autor: Julio Sonsol