Roda de conversa reúne servidores para tratar sobre assistência social
Por Paulo Veras17/05/2023 13:58 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Célula de Assistência Social do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) promoveu, nesta quarta-feira (17/05), roda de conversa em alusão ao Dia Nacional do Assistente Social, que transcorreu nesta segunda-feira (15/05) — a data foi escolhida em virtude do Decreto 994/62, primeiro instrumento normativo a regulamentar a profissão e instituir os conselhos pertinentes no País.
A atividade teve como facilitadora a professora Leiriane Araújo, assistente social da Prefeitura de Maracanaú, com o tema "Serviço social necessário para o Poder Legislativo do Ceará".
A roda de conversa discutiu os desafios da profissão na busca de apoiar os anseios e necessidades dos cidadãos que buscam mais inclusão social. “Dialogamos sobre os desafios da categoria. A ideia é melhorar, saber o que podemos acrescentar para engrandecer nosso exercício profissional com um comportamento propositivo de soluções que melhore a vida das pessoas”, disse Leiriane.
Reconhecimento
Numa iniciativa conjunta da Alece, do Comitê de Responsabilidade Social e da Célula de Assistência Social do DSAS, a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão e o diretor do Departamento, Luis Edson Sales, entregaram um certificado de reconhecimento em nome do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), e da primeira-dama a todas as assistentes sociais da Alece.
Cristiane Leitão enfatizou que o serviço prestado pelas profissionais de serviço social da Alece é fundamental para o bom funcionamento dos serviços ofertados. “Montamos um fluxo de entrada e saída das pessoas que procuram os serviços da Alece e a Célula de Assistência Social é fundamental para a qualidade de tudo que é entregue pela Casa, pois é ela que faz o acolhimento das pessoas e no final do processo recebe a avaliação”, acentuou.

Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece - Foto: Paulo Rocha
O diretor do DSAS, Luis Edson, parabenizou as profissionais e reforçou que as assistentes sociais são a porta de entrada do Departamento. “Todas as 12 Células do DSAS se beneficiam do trabalho das assistentes sociais. Elas fazem o primeiro atendimento, a triagem, e direcionam as pessoas de maneira a resolver suas questões”, afirmou. Luis Edson salientou que muitas vezes cada assistente social faz o encaminhamento até mesmo para serviços que não são ofertados na Casa, como a internação de um paciente, por exemplo.

Diretor do DSAS, Luis Edson Sales, durante a atividade - Foto: Paulo Rocha
A coordenadora da Célula de Assistência Social do DSAS, Edinira Borges, disse que hoje a categoria ocupa vários espaços dentro da estrutura da Alece e que isso aumentou a responsabilidade como também o reconhecimento do trabalho da categoria. “Com a gestão do presidente Evandro Leitão, que já foi secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, e da visão humanizadora da primeira-dama Cristiane Leitão, aumentou a compreensão da importância do nosso trabalho”, constatou.

Edinira Borges, coordenadora da Célula de Assistência Social do DSAS - Foto: Paulo Rocha
No final da roda de conversa foi oferecido um lanche aos presentes, sendo entregues ainda para todas as assistentes sociais da Alece mimos personalizados comemorativos do dia da categoria.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS