Roda de conversa dá continuidade a Seminário do DSAS
Por Júlio Sonsol22/06/2023 13:23
Compartilhe esta notícia:
O Seminário "DSAS cuidando do Servidor", realizado realizado nesta quinta-feira (22/06) na Assembleia Legislativa do Ceará, foi marcado com a realização de uma roda de conversa envolvendo os antigos e atuais gestores, ex-servidores e usuários do Departamento de Saúde e Assistência Social, além da primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, que trabalhou pela implantação de novos setores de atendimento do órgão. Pela manhã desta quinta-feira, a conversa se deu em clima informal e também com revelações de peculiaridades do trabalho e ações de cada participante.
Cristiane Leitão lembrou que quando o deputado estadual Evandro Leitão (PDT) assumiu a presidência da Casa, em 2021, a convidou para auxiliar na gestão das ações de saúde e a serviço social, áreas que já compunham a sua vida profissional. "Entendi o convite como um desafio. Mas, ao mesmo tempo, me admirei com a qualidade dos profissionais que encontrei, pois muitos são referências em todo o Estado", avaliou.
Ela disse que procurou realizar uma gestão sistêmica, baseada no tripé "pertencimento/hierarquia/equilíbrio dar e receber". Assim, buscou implantar uma gestão acolhedora, cuidando de todos os servidores, dando a eles esta noção de pertencimento. A primeira-dama do Poder Legislativo pontuou ainda que, por meio da hierarquia, há uma valorização das pessoas que antecederam a atual administração, mostrando a importância do que é um trabalho desenvolvido desde o alicerce "degrau a degrau".
No fundamento dar e receber, Cristiane Leitão falou sobre a importância de atender para além dos muros da Alece, promovendo a assistência para a comunidade que habita no entorno do Poder Legislativo. "Se hoje temos um serviço estruturado, de excelente qualidade graças ao novo anexo da Alece (Anexo III - Deputado Francisco das Chagas Albuquerque) e um pessoal muito qualificado, é importante que também atendamos quem mais precisa", disse a primeira-dama da Assembleia.
Seminário prossegue nesta quinta-feira (22/06), à tarde - Foto: José Leomar
Responsabilidade social
O diretor do DSAS e presidente da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), Luis Edson Sales, considerou que a atual gestão tem fortalecido a responsabilidade social na Casa. "É uma área que vem sendo implementada em todas as grandes empresas, e na Alece está sendo conduzida de forma brilhante pela primeira-dama", disse o dirigente.
Ele lembrou ainda que mesmo com a saúde não sendo esta uma atividade-fim do Poder Legislativo, o DSAS tem atendido a todos que o procuram, oferecendo 12 modalidades de serviços por suas respectivas Células. Lembrou ainda que a atual gestão inovou com a criação de atendimento aos servidores e moradores do entorno da Assembleia nas áreas de psicopedagogia, atendimento à fibromialgia, saúde mental e segurança do trabalho.
Balanço da trajetória do DSAS
O deputado estadual Fernando Hugo (PSD), que também participou da roda de conversa, lembrou que assumiu o seu primeiro mandato na Alece em 1991, quando havia um movimento no parlamento buscando extinguir o serviço médico."Naquela época fiz algumas travessuras, quando o presidente era o ex-deputado Julio Rego (in memoriam) e o convenci a manter o serviço. Hoje, quando chego aos 34 anos de mandato e 70 de vida, temos a prestação de 12 especialidades pelo DSAS", afirmou.
Deputado Fernando Hugo (o terceiro, da esquerda para a direita) recordou a trajetória do DSAS desde 1991 - Foto: José Leomar
O médico e servidor da Alece, José Norões Luna revelou que ingressou na Alece na gestão do então presidente Mauro Benevides. "Fui nomeado datilógrafo e ingressei no curso de medicina em 1971. Após formado, participei do serviço médico da Casa, que depois se transformou no DSAS", recordou. Ao discorrer sobre suas lembranças, afirmou que anteriormente havia apenas um consultório médico, que ficava ao lado da sala do serviço de Odontologia. "Éramos apenas seis profissionais, e hoje temos essa valorosa equipe. É preciso reconhecer o esforço de todos que contribuiram para chegarmos até aqui", defendeu.
O atual orientador da Célula de Clínica Médica do DSAS, Túlio Osterne, lembrou que "não existe futuro sem passado". Por isso, fez uma homenagem póstuma ao um antigo profissional da origem do serviço médico. Ele lembrou que antes viajar para São Paulo, para realizar residência médica, pediu demissão ao seu então superior, por ter de se ausentar do trabalho. Seu pedido, no entanto, foi recusado e ao concluir os estudos retornou à Assembleia.
A ex-chefe do Serviço de Análises Clínicas, Francineuma Gomes Alves, lembrou que iniciou suas atividades sociais na Casa ainda no Serviço Social. Após concluir o curso de Farmácia, passou a integrar a equipe de análises clinicas, quando a Alece formalizou convênio com o antigo Instituto de Previdência Social do Ceará, que fornecia todo o material necessário para o trabalho. Francineuma disse ter visto a evolução dos serviços que são prestados aos servidores e à comunidade.
Também participaram da roda de conversa, falando sobre as suas experiências como servidores, servidoras, servidores aposentados ou usuários dos serviços do DSAS Celita Leite, Francisca Cipriano Souza, Lila Pimentel Barros, Luiz Aramicy Pinto, Maria Núsia Aguiar e Weber Sarquis Queiroz.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS