Coordenadoria de Tecnologia da Informação

Reunião trata de avanços na automatização do Relatório de Gestão Fiscal

Por ALECE
23/04/2021 16:40

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Encontro contou com servidores da Controladoria, COTI e DFOC da Assembleia Legislativa Encontro contou com servidores da Controladoria, COTI e DFOC da Assembleia Legislativa - Foto: Divulgação/ Controladoria da AL

Gestores e servidores da Assembleia Legislativa do Ceará participaram, nesta sexta-feira (23/04), de nova reunião de trabalho do projeto de solução de Business Intelligence (BI) que tem por objetivo inicial a automatização do Relatório de Gestão Fiscal (RGF). Sob o ponto de vista do poder público, o RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que tem por finalidade o controle, o monitoramento e a publicidade quadrimestral dos limites estabelecidos, contendo informações relativas à despesa total com pessoal, dívida consolidada e outras informações para uma gestão fiscal responsável.

O projeto é desenvolvido em conjunto com servidores da Controladoria, do Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade (DFOC) e Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTI) do Poder Legislativo. Na reunião desta sexta-feira, foi discutida a elaboração do algoritmo para extração, transformação e limpeza dos dados dos relatórios do ciclo orçamentário do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR).

As informações serão implementadas de forma automatizada em planilhas para o controle, o monitoramento das despesas e publicação quadrimestral do Relatório de Gestão Fiscal.

Avanços no tratamento das informações

A controladora da Assembleia, Sílvia Correia, ressalta a importância do projeto, que tem continuidade após outras reuniões e terá prosseguimento. Já o coordenador de Tecnologia da Informação, Vicente Soares, destaca que a automação do RGF, além de agilizar de forma substancial os trabalhos na elaboração do relatório, “vai propiciar segurança no tratamento das informações, haja vista que não mais serão executadas manualmente, etapa crítica nas fases dos trabalhos, onde podem eventualmente ocorrer falhas”.

A reunião de trabalho contou com a participação da controladora da Alece, Sílvia Correia; do coordenador da COTI, Vicente Soares; dos servidores da Controladoria, Édipo Henrique Oliveira, Glafira Veras, Leonel Oliveira e Silvana Sousa; dos servidores da COTI, Cecília Correia, Fátima de Jesus e Jonab Fernandes; e da servidora do DFOC, Gabriela Moriconi.

A próxima reunião de trabalho foi agendada para o dia 26 de maio de 2021.

Do Núcleo de Comunicação Interna, com Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará

 

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