FM Assembleia

Rádio FM Assembleia é finalista do Prêmio Mulher ArcelorMittal

Por Julyana Brasileiro
27/03/2024 18:06 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

Prêmio tem reportagens produzidas no Ceará, Espírito Santo e Santa Catarina Prêmio tem reportagens produzidas no Ceará, Espírito Santo e Santa Catarina - Foto: Divulgação/Pixabay

A Rádio FM Assembleia, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), é uma das finalistas do prêmio Mulher ArcelorMittal com a reportagem especial “Violência obstétrica: a dor que marca a alma feminina”.

Na reportagem, a jornalista Jocasta Pimentel conversou com Sarah Maria e Fabrícia Bezerra que foram vítimas de violência obstétrica em hospitais privados de Fortaleza e relataram suas experiências traumáticas e as consequências para suas vidas. As reportagens finalistas foram anunciadas nesta terça-feira (26/03).

Para a coordenadora de Jornalismo da Rádio FM Assembleia, Jocasta Pimentel, ser indicada como finalista ao prêmio é motivo de satisfação. “Recebi com alegria a notícia de estar entre as finalistas do Prêmio Mulher ArcelorMittal. Nós produzimos reportagem que aborda um tema pouco discutido, a violência obstétrica”, afirma.

De acordo com ela, no processo de produção, um dos dados que chamou sua atenção, segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo, apontou que uma a cada quatro mulheres brasileiras sofre violência obstétrica. “Precisamos dar visibilidade à temática para garantir os direitos das gestantes, além de divulgar o parto humanizado, como medida de prevenção a esse tipo de violência”, defende.

Tarciana Campos, gerente geral da Rádio FM Assembleia, comemora a indicação. "Esse resultado nos deixa felizes e confiantes das escolhas que temos feitos para nossas reportagens investigativas. É um prêmio importante, por destacar o protagonismo de mulheres no jornalismo, além de incentivar matérias que contribuam para mudanças sociais. É uma honra estar entre as finalistas", opina.

Saiba mais

Organizado pela ArcelorMittal desde 2019, o Prêmio Mulher tem como objetivo reconhecer e valorizar mulheres empreendedoras que criam, desenvolvem e promovem iniciativas voltadas à transformação social.

Reportagem tem narração, roteiro, produção e edição de áudio de Jocasta Pimentel - Foto: Divulgação/Rádio FM Assembleia

As inscrições para a 3ª Edição do Prêmio Mulher ArcelorMittal foram iniciadas em outubro de 2023 e finalizadas em fevereiro de 2024. Foram recebidas inscrições de iniciativas voltadas à transformação social, criadas ou comandadas por mulheres cis ou trans, acima de 18 anos, residentes nos Ceará, Espírito Santo e Santa Catarina.

O evento de premiação, com apresentação das vencedoras, está previsto para o final de maio, em horário e local a serem definidos

Ficha técnica

A reportagem especial “Violência obstétrica: a dor que marca a alma feminina” também está no podcast Rádio FM Assembleia, disponível nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

A produção conta com narração, roteiro, produção e edição de áudio de Jocasta Pimentel, edição de texto de Tarciana Campos e sonoplastia de Ronaldo César. Confira mais informações sobre a reportagem no link https://tinyurl.com/2s4x9b5p .

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Veja também