Coordenadoria de Comunicação Social

Quando a maternidade é especial

Por ALECE
08/05/2019 15:59

Compartilhe esta notícia:

Servidora Edna Maia acompanhada dos filhos Servidora Edna Maia acompanhada dos filhos - Foto: Acervo pessoal

O casamento é o primeiro passo para a  construção de uma família. Após  encontrar o par ideal para dividir as alegrias e tristezas, a servidora da Assembleia Legislativa do Ceará, Edna Maia, oficializou a união no ano de 1990. Com dois  meses de casada, foi agraciada  com a chegada do primeiro  filho, Bruno Régis, no dia 7 de fevereiro de 1991. A maternidade para ela representou a concretização de um sonho aos 26 anos de idade.

O segundo filho, Mateus veio dez anos depois, em 10 de outubro de 2000, fruto de um novo relacionamento. Mãe de segunda viagem, Edna já tinha experiência acumulada na vivência diária e cuidados com o primogênito, mas não  imaginou que Mateus exigiria um cuidado especial. ''A segunda  gravidez, apesar dos enjôos, foi tranquila e dentro da normalidade. Continuei  minha rotina de  trabalho até dois dias antes de dar à luz'', recorda.  

Filho especial

Com um ano de idade, Mateus foi diagnosticado com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que atinge dez milhões de brasileiros. Apesar do impacto inicial com a informação, Edna não  se lamentou e  buscou a  ajuda de especialistas para saber lidar com a doença. ''Percebi  que  algo não estava certo porque Mateus  demorou a andar e a falar .Tive que consultar vários neuropediatras para saber  o motivo'', explica.

Aos oito anos de idade, o mundo de Edna ganhou  uma coloração azul, símbolo do autismo. Depois do novo diagnóstico, de Transtorno do Espectro Autista (TEA), o tratamento com especialistas como psicopedagogo e  fonoaudiólogo foi fundamental para tratar o distúrbio que  afeta a comunicação, capacidade de aprendizado e adaptação da criança. "No início, Mateus estudou em um colégio voltado para a inclusão e atualmente está em um colégio específico para crianças especiais. Lá  ele se sente em casa, faz  teatro, se sente feliz e tem autoestima'', destaca.

Mateus é responsável, carinhoso, inteligente, tem 18 anos e faz estágio. Sua mãe lida bem com o TEA. ''Os autistas  gostam de ficar em casa, mas eu o levo para viagens e passeios. O diagnóstico dele nunca foi um empecilho para que eu fizesse programas de mãe e filho'', frisa.

Além de Bruno e Matheus, Edna tem outros dois filhos do coração: Roberto, seu enteado de 23 anos, e Érica, de 38 anos, que foi morar com ela ainda pequena. Edna é uma mãe especial e se mostra uma demonstração concreta de que o amor supera todas as adversidades da vida.

JB/SC

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também