Psicóloga do DSAS aponta escuta e acolhimento como medidas de prevenção ao suicídio
Por ALECE22/09/2020 16:52 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

O sofrimento psíquico levou 306 cearenses a cometer suicídio, entre janeiro e julho de 2020, conforme os dados da plataforma Integra SUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Apesar do índice ser menor em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 348 casos, o Ceará é o estado com maior número de registros de suicídio no Norte e Nordeste e ocupa o quinto lugar no país.
Para mudar essa realidade, a psicóloga do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (DSAS), Grayce Leitão, defende a importância das ações pensadas e discutidas no Setembro Amarelo e espera que elas sirvam como pontapé inicial para que o tema seja discutido no decorrer do ano, gerando ações concretas.
O tema é abordado na dica de saúde de hoje, em vídeo produzido pelo Núcleo de Comunicação Interna e DSAS, com apoio da TV Assembleia.
''Espero que os esforços de todas as esferas envolvidas e alinhadas (escola, família e instituições de saúde), bem como as esferas do poder público possam realmente reverberar numa mudança real no cenário que vivenciamos em relação à prevenção do suicídio no Estado'', afirma.
Os riscos dos vazios e silêncios sobre o tema
A psicóloga alerta que os suicídios não acontecem apenas no mês de setembro e defende que possamos cuidar dos nossos vazios, medos, silêncios, angústia, da falta de permanência e da fragilidade da vida. "É preciso respirar, tomar fôlego diante de tanto sufocamento que foi agravado especialmente pelo contexto da pandemia e do isolamento social. Precisamos falar e sermos ouvidos e para isso reafirmo mais uma vez a importância do encaminhamento de quem precisa ser acolhido para profissionais capacitados'', defende a profissional do DSAS.
Manter redes de apoio profissional é fundamental para prevenir casos de suicídio. O Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa disponibiliza a escuta, assim como outros espaços no Estado, incluindo o Instituto Bia Dote, o projeto Escuta na Praça e o Centro de Valorização da Vida (CVV) , que atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, por meio do telefone 188.
JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS