Projetos da A3P da AL-CE são selecionados para o Banco de Boas Práticas do Ministério do Meio Ambiente
Por ALECE10/05/2019 11:25 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Assembleia Legislativa do Ceará teve dois projetos selecionados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para integrar o Banco de Boas Práticas da instituição. O banco (http://a3p.eco.br/), disponibilizado por meio da Internet, é um registro das melhores práticas na área de responsabilidade socioambiental de órgãos e instituições parceiras da A3P. A ferramenta torna de conhecimento público o sucesso de programas e projetos desenvolvidos pelo setor público dentro de diretrizes socioambientais, premiadas pelo programa.
Os dois projetos da A3P da Assembleia foram selecionados entre 295 apresentados. Destes, 125 receberam a aprovação e passaram a integrar o banco. As ações selecionadas foram o Sistema de Gerenciamento Virtual de Coletas (SGVC), e o reúso da água produzida pelos aparelhos de ar condicionado da Assembleia.
De acordo com Luana Ponte, coordenadora substituta da Agenda, a integração das práticas do Poder Legislativo no banco de Boas Práticas, além de significar o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado, é uma oportunidade que se dá a todos os órgãos da administração de replicar os mesmos procedimentos.
Saiba mais
O Sistema de Gerenciamento Virtual de Coletas (SGVC) é uma ferramenta online, disponibilizada no Portal do Servidor, que objetiva a praticidade na hora de solicitar, através da ferramenta (https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/index.php/sgvc-solicitacao) coletas, gerenciar estoque e realizar doações às Associações de Catadores de Materiais Recicláveis cadastradas pela AL-CE.
"O sistema facilita a aplicação do conceito de sustentabilidade no que tange a coleta seletiva de materiais recicláveis, além de incentivar a prática de separação de materiais entre servidores", acentua Luana Ponte. Dessa forma, o SGVC torna-se essencial para o gerenciamento adequado de materiais recicláveis e sensibilização de servidores e gestores para práticas socioambientais saudáveis.
De acordo com o projeto apresentado ao Ministério do Meio Ambiente, em novembro de 2018, a coleta da água gerada pelos aparelhos de ar condicionado foi formalizada junto à Comissão Gestora Assembleia em 2017. Os 115,5 litros de água coletados diariamente são acondicionados em tambores identificados e usados nos radiadores dos carros oficiais e na rega dos jardins. A ação contribui para eliminar focos de mosquitos, pois a água que ficava empoçada gerava risco.
Os principais resultados proporcionados foram redução do consumo de água potável para fins não nobres e reutilização de água com grande potencial que antes era desperdiçada; educação ambiental proporcionada aos servidores; reaproveitamento de água e uso para fins que não necessitam de água potável; economia na compra de água destilada para usar nos radiadores dos carros e redução no valor gasto com o consumo de água junto à Companhia de Água e Esgoto do Ceará.
Veja também
Alece produz energia fotovoltaica e contribui com sustentabilidade
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, t...
Autor: Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da AleceCompostagem de resíduos orgânicos feita na Alece contribui com sustentabilidade
Buscando promover boas práticas sustentáveis, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Amb...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna