Departamento de Saúde e Assistencia Social

Projeto "Nutrição e Gastronomia na Promoção da Saúde" chega à segunda edição

Por Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com Assessoria de Imprensa do DSAS
02/09/2024 10:47 | Atualizado há 1 semana

Robson Mota, Teresa Holanda (articuladora do DSAS) e Diana Carvalho durante a atividade Robson Mota, Teresa Holanda (articuladora do DSAS) e Diana Carvalho durante a atividade - Foto: Bia Medeiros

O projeto "Nutrição e Gastronomia na Promoção da Saúde - Prevenindo as Doenças Crônicas” chega à sua segunda edição. O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará iniciou, na última quinta-feira (29/08), a segunda edição do projeto, que tem como público-alvo os colaboradores da Alece e pacientes do Departamento.

Realizada em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a atividade que tem como objetivo conscientizar sobre a importância de uma alimentação saudável na prevenção de doenças crônicas e na promoção da saúde e qualidade de vida, foi realizada no auditório Lucila Bomfim, no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, informou que o projeto contará com vários eventos no decorrer do segundo semestre e busca colaborar para a prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como câncer, hipertensão, diabetes e obesidade. "A primeira edição do projeto aconteceu no primeiro semestre e obteve ampla aprovação dos participantes. Por isso, decidimos prosseguir com a segunda edição, agora no formato de um curso com carga horária de 20 horas/aula", explicou.

Projeto tem como público-alvo colaboradores da Alece e pacientes do DSAS - Foto: Bia Medeiros

Números sobre obesidade

A professora de Gastronomia da UFC e colaboradora da atividade, Diana Carvalho, alertou que o número de pessoas com algum quadro de obesidade aumentou nos últimos anos tanto no Brasil quanto no mundo. “Segundo a última pesquisa feita pela Vigitel, do Ministério da Saúde, cerca de 61% dos brasileiros adultos estão com excesso de peso, e aproximadamente 24% são obesos. Diante de uma situação tão grave como essa, trabalhos como este, que tem como foco o autocuidado por meio da educação alimentar e nutricional, são de grande importância e devem ser incentivados”, ressaltou a professora.

"Nessa nova edição, tivemos apresentação dos colaboradores e demais participantes, que falaram sobre as suas expectativas sobre o projeto. Houve também uma dinâmica na qual os inscritos compartilharam as suas histórias de vida, bem como uma oficina de Gastronomia, que contou com receitas de granola e de suco de abacaxi com hortelã, incluindo degustação", informou Robson Mota, professor do curso de Gastronomia da UFC e colaborador do projeto.

Saiba mais

O projeto "Nutrição e Gastronomia na Promoção da Saúde - Prevenindo as Doenças Crônicas” recebe o apoio de outros dois projetos da Universidade: “Educação Alimentar e Nutricional para Todos” (EAN) e “Gastronomia na Educação Alimentar e Nutricional” (GEAN), respectivamente coordenados pelas professoras Adriana Siqueira e Diana Carvalho, do curso de Gastronomia da UFC.