Programa Voluntariar realiza ação solidária virtual
Por ALECE02/06/2020 15:07
Compartilhe esta notícia:
A solidariedade é o lema do programa Voluntariar do Legislativo Cearense, vinculado ao Programa de Reflexão sobre o Amanhã (Prosa), do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Assembleia Legislativa do Ceará. Em meio à pandemia gerada pela Covid-19, o projeto interrompeu as ações sociais realizadas no Lar Amigos de Jesus, creche Amadeu Barros Leal, e Fundação Projeto Diferente, dentre outras instituições, mas permanece ajudando o próximo em atividades a distância.
Por meio de uma ação solidária virtual na página do Facebook “Voluntariar Cearenses”, os voluntários do programa produzem vídeos semanalmente com temas variados, com o intuito de acolher e trazer conforto para aliviar os sintomas do isolamento social.
Conforme Leonice Holanda, facilitadora do programa, o projeto tem tido um resultado positivo. “Estou muito feliz com o retorno e aceitação do público. Foi um desafio, pois não temos experiência com filmagem, mas fazemos tudo com muito amor. Doamos nosso tempo dando dicas variadas de livros, orientação espiritual, harmonização mental, uso de plantas medicinais, como ter um bom sono, dentre outros assuntos, pois todo tipo de ajuda é válida nesse momento difícil’’, afirma.
Para o fotógrafo parceiro do programa, Samuel Rêgo, é importante exercer a fé para superarmos o momento de medo e incerteza. ‘’Devemos confiar no Único capaz de mudar essa situação: Deus”, afirma o servidor, fazendo referência à frase bíblica “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo’’ (João 16:33).
A voluntária Francineuma Gomes afirma que o segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas ou se livrar deles, “mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade’’.
Solidariedade em pauta
As visitas das instituições parceiras do programa Voluntariar estão temporariamente suspensas, como medida para evitar o contágio dos colaboradores, mas serão retomadas após o fim do período de pandemia.
“A maior parte dos nossos voluntários faz parte do grupo de risco. Por isso, temos fornecido ajuda online. De forma pessoal, cada voluntário está ajudando para mantermos o padrão de solidariedade. A partir do momento em que houver uma liberação oficial por parte das autoridades, vamos fazer um mix unindo ações presenciais e as virtuais que tiveram boa aceitação’’, adianta Leonice Holanda.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829