prosa programa voluntariado

Programa de Sensibilização para o Voluntariado mobiliza servidores

Por ALECE
11/09/2018 11:28

Compartilhe esta notícia:

Atendimento dos interessados em participar do Programa será feito sempre às sextas-feiras Atendimento dos interessados em participar do Programa será feito sempre às sextas-feiras - Foto: Divulgação/PROSA

Com a finalidade de desenvolver a cultura do voluntariado entre servidores e servidoras da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), o Departamento de Recursos Humanos (DRH), por meio do Programa de Reflexão Sobre o Amanhã (Prosa), convida a todos os colaboradores a integrar o Programa de Sensibilização para o Voluntariado no Poder Legislativo.

As inscrições poderão ser feitas sempre às sextas-feiras no Prosa, localizado no DRH, no 2º andar do Edifício Cesar Cals (prédio principal), das 14 horas às 16h30min, com a coordenadora e facilitadora do Programa, Leonice Holanda.

A coordenadora ressalta que o programa já existe na Casa desde março de 2015 e hoje conta com 25 servidores ativos que atuam como voluntários em diversas instituições. "Nós buscamos proporcionar a oportunidade da prática da cidadania pelos servidores por meio de engajamento em atividades solidárias na sociedade", explica.

A facilitadora informa que o candidato(a) ao voluntariado deve ser servidor(a) da Casa, e preferencialmente na fase de pré-aposentadoria. O programa tem um curso de sensibilização ao voluntariado e sugere uma visita, com a facilitadora, à instituição que tenha melhor adequação ao seu perfil. "No processo de adaptação à jornada do bem, o voluntário é convidado a participar de encontros de integração, oferecidos pelo DRH, para compartilhar suas experiências e expor suas expectativas", ressalta.

O Prosa conta com várias instituições parceiras, como a Fundação Projeto Diferente, que atende pessoas com autismo; o Programa de Ação Integrada para o aposentado (PAI), que trabalha com a capacitação e integração do aposentado; e o Lar Amigos de Jesus, que trabalha com crianças com câncer, dentre outras.

O Programa também realiza ações como Cão Terapia; Roda de Conversa com os pais e mães; Doação de material de limpeza e shampoos para crianças; Escuta ao idoso; Acolhimento e escuta aos adolescentes em estado de vulnerabilidade, além da oferta de alimentos a pessoas desabrigadas.

O resultado da experiência do voluntariado foi o lançamento do livro “Voluntariar, o verbo da solidariedade” de autoria da coordenadora e facilitadora Leonice Holanda. A obra conta, em forma de um roteiro, as maneiras para quem quer ingressar na jornada do voluntariado.

Aos servidores e servidoras interessados em participar ou que tenham dúvidas em relação do Programa de Sensibilização para o Voluntariado, o Prosa pode ser contatado pelo telefone 85.3277.2685.

Veja também