Dicas de Saúde

Profissionais de saúde orientam sobre prevenção de viroses

Por Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS
05/04/2023 11:11 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Orientações sobre o tema são do médico Francisco Colares Neto e da orientadora da Célula de Nutrição do DSAS, Gisele Pacheco Orientações sobre o tema são do médico Francisco Colares Neto e da orientadora da Célula de Nutrição do DSAS, Gisele Pacheco - Publicidade/Alece

Com a intensificação das chuvas na atual quadra invernosa, estão sendo registros um crescimento de casos de arboviroses (dengue, zika e chikungunya), viroses e dermatites. Diante das semelhanças de alguns sintomas, há a dificuldade de se identificar com precisão qual é a enfermidade que acometeu a pessoa. Por isso, é comum a população não saber onde buscar atendimento.

De acordo com o médico clínico geral, Francisco Colares Neto, as doenças mais recorrentes no atual período chuvoso, são gastroenterite (conhecida como “virose da mosca“), gripes e resfriados, bem como asma e rinite – devido à umidade do ar. O médico explica que a gastroenterite é causada pela ingestão de água e alimentos contaminados. Em relação às arboviroses, no entender do profissional, o aumento dos casos é consequência do acúmulo de água em reservatórios desprotegidos, ambiente favorável para reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças.

Ele orienta a adotar medidas de prevenção como higienizar alimentos e mãos antes do consumo. Além disso, Francisco Colares Neto indica medidas como limpar e cobrir recipientes que possam concentrar água, manter lixeiras fechadas e preencher com areia vasos de plantas e telar ralos, por exemplo.

Cuidados com a alimentação

A nutricionista e orientadora da Célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Gisele Pacheco, explica que no atual período é comum o aparecimento de doenças diarréicas agudas, conhecida como virose da mosca. "Há também a incidência de infecções respiratórias e arboviroses.

Segundo a profissional, estas doenças atingem com maior incidência crianças e idosos. "Por isso, o cuidado nestes grupos inspira uma maior atenção", assevera. Para prevenir, ela recomenda hidratação com água, sucos de frutas naturais e chás.

Também é recomendável, conforme explica Gisele Pacheco, a ingestão de alimentos considerados leves como frutas, verduras, proteínas magras e carboidratos ricos em fibras. "Evite alimentos industrializados e capriche nos alimentos ricos em vitamina C, para aumentar as defesas do sistema imunológico, como laranja, acerola, limão, goiaba e tangerina, entre outros", recomenda.

A quem recorrer

Febre, náuseas e dor abdominal são sintomas observados em diversas enfermidades. Postos de saúde recebem ocorrências mais leves. Se as manifestações forem mais intensas, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é procurar a UPA 24 horas mais próxima. É neste equipamento que o paciente poderá receber medicação injetável, se necessário.

“Dor abdominal intensa, vômitos, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e diminuição da quantidade de urina são indicativos de um estágio mais grave da doença. Nesses casos, é necessário se dirigir à UPA para um tratamento mais adequado”, defende o médico Francisco Colares.

As viroses são doenças causadas por vírus e de incidência bastante comum. Existem vários tipos de vírus que provocam enfermidades, sendo o mais comum e recorrente o da gripe. A transmissão das viroses é algo bastante variado, que pode ir desde o contato com animais e insetos infectados, até salivas e gotículas humanas com o vírus. Por serem doenças comuns, algumas têm até vacina para ajudar na prevenção e controle.

"As viroses afetam as pessoas de maneiras diferentes, dependendo das idades. As enfermidades causadas pelo vírus são muito mais comuns nos bebês e nas crianças, mas também podem acometer os jovens, adultos e idosos", afirma o médico. 

Edição: Salomão de Castro 

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também