Procon Assembleia promove ação em referência ao aniversário do Código de Defesa do Consumidor
Por ALECE11/09/2019 14:40 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O Código de Defesa do Consumidor completa 29 anos de vigência nesta quarta-feira (11/09). Em referência à data, o Procon Assembleia realizou nesta quarta-feira a distribuição de exemplares do Código, publicados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), conscientizando a sociedade sobre os seus direitos.
Para a coordenadora geral do Procon Assembleia, Telma Valéria, a data merece uma celebração porque representa uma conquista para o povo brasileiro. ''Foi um grande avanço para toda a população. O Código é de suma importância porque a partir dele os consumidores ficaram mais conscientes dos seus direitos e passaram a axercer melhor a sua cidadania. A partir do momento que o consumidor sentiu lesado na comprova de um produto ou de cobrança indevida, ele passou a abrir suas denúncias, reclamações'', destaca.
O Código de Defesa do Consumidor regulariza as relações de consumo e defende quem compra ou contrata de possíveis erros ou abusos por parte das empresas. Telma Valéria afirma que as empresas de telefonia e de cartão de crédito lideram os índices de reclamações no órgão. ''Nossa maior demanda está relacionada às empresas cartões de crédito, de telefonia móvel e fixa, incluindo cobranças abusivas e serviços que não foram prestados conforme o contrato", afirma.
Saiba mais
No primeiro semestre deste ano, o Procon Assembleia realizou mais de 6 mil atendimentos. Quem se sentir lesado, pode procurar o órgão de segunda-feira à sexta-feira, no horário de 8 horas às 17 horas. O índice de resolutividade e satisfação é positivo. Alguns casos são solucionados no próprio serviço de Call Center, que realiza o contato direto dos clientes com empresas, ou por meio da Carta de Investigação Preliminar (CIP). Em caso de necessidade, as audiências de conciliação são realizadas.
Para garantir o funcionamento do Procon Assembleia, uma equipe de servidores está a postos para realizar o atendimento ao público. ''Nossa demanda tem aumentado justamente pela satisfação de quem procura os nossos serviços. Isso não seria possível sem uma boa equipe que garante o sucesso do trabalho. O consumidor que se dirige ao Procon AL dispõe de profissionais empenhados para prestar assistência'', destaca a coordenadora geral do órgão.
A distribuição do Código permanece sendo feita ao longo do dia. Também estão sendo disponibilizados para o público,unidades da Cartilha do Jovem Consumidor. O Procon AL funciona no Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, anexo II (térreo), na rua Barbosa de Freitas, nº 2674, Dionísio Torres.
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Casa do Cidadão apresenta balanço com mais de 6.000 atendimentos no primeiro semestre
A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, no primeiro semestre, até junho, 6.359 atendimentos, consolidando-se...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceEleitores devem se regularizar até 8 de maio para pleito de 2024
Os eleitores de todo o Brasil têm até o dia 8 de maio para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral e estarem aptos a participar das eleições...
Autor: Paulo Veras, com informações do TSE e TRE-CECasa do Cidadão atende ao público durante recesso parlamentar
A Casa do Cidadão, instalada na Assembleia Legislativa do Ceará, tem funcionamento normal de atendimento ao público durante o recesso parlamentar, qu...
Autor: Julyana Brasileiro e Salomão de Castro, com Assessoria