Procon Assembleia orienta sobre cuidados na Black friday
Por Paulo Veras22/11/2023 08:20 | Atualizado há 11 meses
Compartilhe esta notícia:
Nesta sexta-feira (24/11), será realizada nova edição da Black friday no Brasil. O evento, muito popular nos Estados Unidos, acontece por aqui desde 2010 e a cada ano ganha mais adeptos. Segundo a XP investimentos, o mercado espera um incremento em torno de 10% acima das vendas de 2022. No ano passado a Blackfriday movimentos mais de R$ 6 bilhões.
A data, já tradicional no varejo brasileiro, é aguardada pelos consumidores com bastante ansiedade. Muitos esperam o dia para comprar um produto de valor mais alto e chegam a fazer fila nas lojas físicas ou madrugar em sites de venda online. Entretanto é necessário prudência ao efetivar as compras.
A advogada Telma Valéria, assessora técnica do Procon Assembleia, chama atenção dos consumidores para algumas medidas que ajudam a evitar problemas. Segundo ela, se a compra for feita online, o principal cuidado é verificar a confiabilidade do site escolhido. “Ter certeza de que a plataforma online de vendas escolhida é certificada é fundamental”, ressalta.
Telma Valéria, assessora técnica do Procon Assembleia - Foto: José Leomar
Para Telma, outro ponto a ser observado é o preço praticado pela promoção. O consumidor, no entender dela, deve analisar se o preço não está muito abaixo dos praticados pelo mercado para o mesmo item. “O ideal é que o cidadão já venha acompanhando a evolução dos preços dos produtos que tem interesse”, diz a advogada, que desaconselha a opção por ofertas excessivamente generosas. “É aí que pode estar escondido o golpe”, alerta.
Aumento nos atendimentos
A orientadora da Célula de Atendimento e Triagem, Ana Maria Pontes, explica que em geral é observado um aumento nos atendimentos após a sexta-feira de promoções. “Durante a pandemia (Covid-19), os atendimentos foram virtuais. Agora, com a volta da normalidade sanitária, provavelmente teremos mais pessoas procurando o Procon Assembleia no pós-Black friday”, estima.
Ana dá uma dica importante aos consumidores. A orientadora sugere a todos que fiquem atentos aos detalhes da compra do produto em promoção, principalmente se mantém mesmas condições de garantia e outras características. “Em algumas vezes, o produto está com o preço baixo por algum motivo que não é deixado nítido pro comprador”, salienta.
Como agir nas compras em lojas físicas
Muito embora mais de 60% das vendas na Black friday sejam concretizadas pela Internet, as lojas físicas também aderem à promoção e aumentam suas vendas.
Telma Valéria conta que no caso das lojas tradicionais, há um problema recorrente para o qual o consumidor deve ficar atento. “Existem lojas que anunciam uma TV, por exemplo. O preço é excepcional e o interessado vai até o local. Ao chegar, é informado que o produto acabou”, aponta, alertando que este artifício é usado para levar o consumidor até a loja e tentar fazer com que ele consuma algo de maior interesse do lojista.
Por fim, Telma e Ana Maria deixam o recado do Procon Assembleia para os consumidores que pretendem comprar na Black friday. “Aproveitem a Black friday, mas tenham bastante atenção para que a compra de seus sonhos não termine virando um pesadelo”, acentuam.
Saiba mais
A promoção de vendas surgiu nos Estados Unidos e se consolidou no final do século XX. Tem relação com o feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), feriado tradicional para os norte-americanos. A Black friday é realizada no dia seguinte a esse feriado, mas também está ligada ao Natal, inaugurando a temporada de compras natalinas.
Serviço: O Procon Assembleia funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, na avenida Pontes Vieira, 2300, anexo III da Alece, no 4º andar do Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque. Contatos com o órgão podem ser feitos pelos telefones (85) 3277-3800 e (85) 3277-3801 ou pelo e-mail proconassembleiaatendimento@gmail.com.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Ceasa-CE e Ascece promovem campanha Natal Solidário
O fim do ano chegou, e com ele, a oportunidade de fazer a diferença na vida de crianças que precisam de um motivo a mais para sorrir. Para este Natal,...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com assessoria da Ceasa-CE