Procon Assembleia alerta consumidores sobre a suspensão de reajuste de planos de saúde
Por ALECE21/10/2020 16:56 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Os consumidores devem ficar atentos aos boletos de plano de saúde. Desde setembro, as operadoras de saúde estão proibidas de fazer reajuste em todas as modalidades de convênios médicos (individual, adesão e coletivo) por adesão e empresariais até o período de dezembro de 2020. A determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é válida para reajustes anuais e por mudança de faixa etária dos planos de assistência médico-hospitalar.
A advogada do Procon Assembleia, Érica Conde orienta que ''quem identificar um aumento na sua mensalidade, deve entrar em contato com sua operadora para fazer valer esse acordo firmado entre a ANS e as operadoras de saúde, que impede o reajuste anual nas mensalidades por um período de 120 dias”.
Ela destaca que a medida de suspensão de aplicação dos reajustes não se aplica aos contratos coletivos empresariais com 30 ou mais vidas que já tenham negociado e aplicado seu reajuste até 31/08/2020, exceto os planos individuais/familiares que tiveram Termo de Compromisso celebrado, cujos reajustes dependem de expressa autorização da ANS. Os planos exclusivamente odontológicos também não são contemplados.
A partir de janeiro de 2021, as cobranças voltarão a ser feitas considerando os percentuais de reajuste anual e de mudança de faixa etária para todos os contratos que tiveram a suspensão dos reajustes.
Atraso no Pagamento
A advogada Érica Conde também esclarece ao consumidor que as operadoras de saúde só podem negar atendimento após 60 dias de atraso no pagamento, sendo considerada a rescisão ou suspensão do contrato, sem a comprovada notificação prévia do beneficiário, ilegal e abusiva.
''O atraso inferior ao período de 60 dias possibilita que o cliente tenha direito ao atendimento previsto na cobertura do plano. Para os usuários inadimplentes que excedam esse limite, as operadoras podem cancelar o contrato, mas antes devem notificar o cliente após 50 dias de atraso'', afirma a advogada.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Alece FM celebra 17 anos comprometida com a transparência legislativa
A rádio Alece FM (96,7 MHz) completou 17 anos de atuação nesta quarta-feira (06/11) e fortalece, cada vez mais, o compromisso com a transparência das...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceApós obras de restauração, Plenário 13 de Maio é reaberto em sessão ordinária
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) reabriu, na manhã desta quarta-feira (06/11), o Plenário 13 de Maio, em cerimônia que reuniu parla...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceAlece reabre Plenário 13 de Maio nesta quarta-feira (06/11)
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta quarta-feira (06/11), a partir das 9 horas, a reabertura do Plenário 13 de Maio, re...
Autor: Salomão de Castro, com Agência de Notícias da Alece