Prevenir obesidade é o foco no Dia Nacional da Saúde e da Nutrição
Por Julyana Brasileiro e Paulo Veras, com Assessoria de Imprensa do DSAS31/03/2023 12:27
Compartilhe esta notícia:

A data 31 de março, que transcorre nesta sexta-feira, celebra o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição. A data visa promover discussões sobre a saúde alimentar da população, de modo a incentivar uma dieta mais saudável e consciente que colabore na prevenção de diversas doenças.
Gisele Pacheco, nutricionista e orientadora da Célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), afirma que a data é um convite ao conhecimento e análise dos hábitos alimentares vigentes. "O período abre espaço para o debate e avaliação dos comportamentos nutricionais na sociedade. Essa discussão norteia as políticas públicas de prevenção em saúde, influenciando, por exemplo, na redução do teor de sal e de açúcar nos alimentos industrializados, bem como nas suas rotulagens", explica.
Segundo levantamento do Ministério da Saúde obtido pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), a obesidade atinge cerca de 6,7 milhões de pessoas no Brasil. Em 2022, cerca de 20% da população era acometida por obesidade grau I, e quase 8% era atingida por obesidade grau II. Esse quadro se consolida pela carência na conscientização alimentar do público em geral, constituindo uma porta de entrada para inúmeros outros problemas de saúde, como a diabetes e a hipertensão.
Para Matheus Pamplona, também nutricionista do Departamento, o grande desafio dos profissionais da área de saúde é conscientizar a população da importância de uma alimentação saudável. “É importante compreender que alimentação saudável é sinônimo de alimentação equilibrada. Em linhas gerais você pode comer um pouco de tudo, desde que não cometa exageros. A alimentação saudável é o contrário do excesso”, diz. Matheus ressalta ainda que uma alimentação saudável é fundamental para que o corpo execute suas funções de forma correta.
A orientadora da Célula de Nutrição do DSAS, Gisele Pacheco, dá algumas dicas de como zelar pela qualidade de vida. "Para preservar a saúde e o bem-estar é preciso evitar o consumo de alimentos industrializados, bem como de comidas muito calóricas e gordurosas, dando preferência aos legumes, verduras e cereais integrais. Além disso, é necessário hidratar-se bem, afastar-se o quanto possível do cigarro e do álcool e realizar consultas e exames periódicos junto a profissionais da saúde", alerta.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Hemoce inicia campanha de incentivo à doação de sangue visando estoque para Semana Santa
Visando captar novos doadores e reforçar o estoque de hemocomponentes durante o período que antecede a Semana Santa, o Centro de Hematologia e Hemoter...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Hemoce
Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa