Presidente Romeu Aldigueri visita Comitê de Imprensa da Alece
Por Julio Sonsol02/04/2025 13:22 | Atualizado há 3 dias
Compartilhe esta notícia:

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), visitou, nesta quarta-feira (02/04), o Comitê de de Imprensa da Alece (Cial), atendendo a convite do seu presidente, o jornalista Macário Batista. Durante a visita, Romeu Aldigueri também destacou a passagem dos 190 anos de fundação do Poder Legislativo estadual e os serviços oferecidos pela Casa à sociedade.
Após o momento de integração com jornalistas que participam do Cial, Romeu Aldigueri destacou a vida profissional do presidente Macário Batista. "É uma referência do sistema de comunicação da Assembleia (Legislativa), com 30, 40 anos de Casa", disse.
O Comitê de Imprensa da Alece foi criado em 1961, ainda no prédio que hoje sedia o Museu do Ceará, no Centro de Fortaleza
Conforme explicou, a visita também foi um momento para conversar com os demais os profissionais de rádio, imprensa escrita e de televisão. "A gente bateu um papo e, ao mesmo tempo, convidamos e divulgamos a semana de comemoração dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará", explicou.
O presidente da Alece lembrou que a Casa é composta de 46 deputados e deputadas legitimamente eleitos pelo povo cearense e que no dia 7 de abril chega aos 190 anos de existência. "É uma Casa quase bicentenária, por onde passam todas as melhorias da qualidade de vida do povo cearense, desde a época do Império a República Velha, República Nova e até agora no século XXI", destacou.
De acordo com Romeu Aldigueri, as mídias desempenham o importante papel de divulgar as atividades parlamentares. Assim, os "9 milhões de cearenses podem saber que aqui tem 46 homens e mulheres eleitos por vocês para representá-los. Principalmente para a gente cuidar de quem mais precisa, de quem é mais vulnerável", assinalou.
Ao mesmo tempo, de acordo com o presidente da Alece, a população toma conhecimento das mensagens, projetos de lei, projetos de indicação, "que são extremamente bem cuidados e tratados por esses parlamentares e também são oferecidos os serviços dessa Casa".
Serviços
Romeu Aldigueri ressaltou os diversos órgãos e serviços da Alece, como a Procuradoria Especial da Mulher, a criação da Comissão de Defesa e Direitos da Mulher; Procon Alece que, no ano passado atendeu quase 18 mil pessoas garantindo os direitos do consumidor cearense; o Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar, que oferece assistência judiciária popular.
Ele também citou o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, o Comitê de Responsabilidade Social, o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), "que faz um tratamento diferenciado para o autismo, para a síndrome de Down", informou.
Além dos serviços promovidos pelos órgãos da Casa, o presidente da Alece também lembrou de ações realizadas pelo Poder Legislativo, tais como o Vem para Alece, Assembleia Itinerante e as iniciativas do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, "onde vários pactos importantes passaram e estamos construindo um pacto para a juventude, que vamos lançar através do programa Ceará de Valores", disse.
O pioneirismo da Alece foi destacado pelo presidente. Ele indicou que a Casa instalou a primeira escola superior de parlamentos estaduais, a Unipace, que promove cursos de especialização, assim como citou o Programa Alcance, que atende milhares de estudantes cearenses em Fortaleza e no interior, fazendo cursinhos preparatórios para o Enem, além de oferecer cursos profissionalizantes. "Temos uma gama de atividades à disposição da população e vamos fazer uma série de comemorações nos 190 anos da Casa", completou.
Aproximar
Macário Batista, presidente do Comitê de de Imprensa da Alece (Cial), explicou que o convite da visita do presidente Romeu Aldigueri ao Cial teve por objetivo estabelecer um contato menos formal com o presidente da Casa.
Para ele, a conversa com o presidente no Comitê foi boa para os jornalistas e para Romeu Aldigueri. "Ele foi ouvido como gente e como presidente. O saldo é exatamente este, de a gente poder conversar com o homem, não com o presidente em si, mas com a pessoa. Ele poder falar da vida dele, da vida do político, da vida da família, das pessoas, da idade, de brincar com um, com outro", compartilhou Macário.
O presidente do Comitê salientou que também está buscando melhorar o colegiado. "Com a visita do presidente, eu quero crer que até os colegas credenciados se sintam mais atraídos para passar mais por nossa sala, o Comitê existe para reunir as empresas que mandam seus representantes e os seus representantes para a Alece e para que eles sejam capazes de transmitir o que vêem aqui e o que pensa o mundo político sobre a vida brasileira", finalizou Macário Batista.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Alece doa aproximadamente duas toneladas de alimentos ao programa Ceará Sem Fome
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, no final da tarde desta sexta-feira (04/04), a doação dos alimentos arrecadados através...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Agência de Notícias da Alece
Alece chega aos 190 anos nesta segunda com sessão solene e vasta programação
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemora, na tarde desta segunda-feira (07/04), o seu aniversário de 190 anos em uma sessão solene...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Agência de Notícias da Alece