Portaria suspende expediente da Alece na Data Magna do Ceará (25/03)
Por Salomão de Castro22/03/2024 10:39 | Atualizado há 7 meses
Compartilhe esta notícia:
Por meio da Portaria Nº 45/2024, assinada pelo primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Danniel Oliveira (MDB), está suspenso, nesta segunda-feira (25/03), o expediente na Casa, em decorrência do transcurso da Data Magna do Ceará.
Conforme o texto legal, o dia 25 de março, Dia da Data Magna do Ceará, que é feriado estadual, configura o Estado como pioneiro na abolição da escravidão, em 25 de março de 1884. A data foi reconhecida por Emenda Constitucional aprovada pela Alece em 1º de dezembro de 2011, no parágrafo único do Artigo 18 da Constituição Estadual, "portanto, sem expediente no Poder Legislativo".
Saiba mais
A Data Magna do Ceará é comemorada nesta segunda-feira (25/03), em referência ao marco histórico da abolição no Ceará. Na ocasião, o Estado primeira província brasileira a libertar os escravizados, no dia 25 de março de 1884, há 140 anos. O Ceará se antecipou em quatro anos à abolição da escravatura em todo o Brasil, que aconteceu somente em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea.
A Data Magna do Ceará foi instituída como feriado estadual no dia 6 de dezembro de 2011, por lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na gestão do ex-governador e atual senador Cid Gomes (PSB).
A iniciativa foi do então deputado estadual Lula Morais (PCdoB), que apresentou projeto neste sentido, na Assembleia Legislativa. Com a aprovação do dispositivo legal, a data se transformou em feriado estadual.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Ceasa-CE e Ascece promovem campanha Natal Solidário
O fim do ano chegou, e com ele, a oportunidade de fazer a diferença na vida de crianças que precisam de um motivo a mais para sorrir. Para este Natal,...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com assessoria da Ceasa-CE