ASSALCE

Poética sobre duas obras marca 35ª edição do curso "Em Rodas em Biblioterapia"

Por ALECE
13/06/2019 17:39

Compartilhe esta notícia:

Autoras dos livros e participantes da póetica durante atividade realizada nesta quinta-feira (13/06) Autoras dos livros e participantes da póetica durante atividade realizada nesta quinta-feira (13/06) - Foto: Paulo Rocha

A escritora e mestre em filosofia Fernanda Carvalho, vencedora do prêmio Unifor (Universidade de Fortaleza) de Literatura de 2015, e a coordenadora do Programa "Assalce Entre Artes: A Arte de Viver", Jacqueline Assunção, foram as expositoras da poética do 35º encontro do curso "Em Rodas de Biblioterapia", que integra o programa. O evento foi realizado no auditório da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quinta-feira (13/06).

Na oportunidade, foram abordados os livros "Brumas e Brisas", de Jacqueline Assunção, e "7 Tortas de Saudade" de Fernanda Carvalho. A dinâmica, além da exposição, estimulou a todos os participantes voltar-se para a escrita de suas afetividades. A edição foi também um encontro entre a "Biblioterapia" e "Escritas afetivas", desenvolvidas por meio do projeto "Bora Cronicar", de Fernanda Carvalho, conforme destacou Jacqueline Assunção.

Durante a sua poética (exposição), Fernanda Carvalho explicou a sua trajetória profissional e pessoal, e seu encontro com a literatura, até chegar ao  livro premiado "7 Tortas de Saudade", na modalidade de crônicas. "São crônicas de várias nuances afetivas. Têm a ver com amor, com melancolia, com morte e com vida. Esse livro abriu o caminho para eu chegar em um projeto sócio-literário. A partir dessa obra comecei a perceber algumas questões sociais e espaços culturais que precisavam ser ocupados em Fortaleza, e daí surgiu o 'Bora Cronicar', voltado a incentivar o protagonismo feminino", afirmou.     

Fernanda Carvalho esclareceu que o ponto principal da sua poética são os afetos, a capacidade de sentir. "O livro '7 Tortas de Saudade' não é sobre culinária, mas faz apenas uma analogia aos procedimentos em uma cozinha, onde receitas são seguidas. Assim como os alimentos, os afetos são coisas que nutrem. A literatura nutre a alma", salientou. Ela revelou ainda que busca fundamentos filosóficos e psicossociais de sua literatura em autores da Escola de Frankfurt, dentre os quais Theodor Adorno e Max Hokheimer, bem como Maria Rita Kehl, Susan Sontag, Zygmunt Bauman, Carl Rogers e Viktor Frankl.

Jacqueline Assunção, que apresentou a poética sobre "Brumas e Brisas", disse que a escolha do tema visou juntar a literatura e o cuidado com o ser. "O projeto é ler cuidando do ser. Portanto, após conhecer a Fernanda, em uma roda de biblioterapia sobre Biodança, descobrimos que podemos fazer uma imbricação das habilidades dela como mestre em psicologia com a biblioterapia", frisou.

Veja também