Papel dos psicopedagogos é ressaltado no mês dedicado aos profissionais
Por ALECE14/11/2022 14:26 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Neste mês, os psicopedagogos têm sua atuação destacada, pois transcorre a data reservada a eles. No dia 12 de novembro, que transcorreu neste sábado, comemora-se o Dia do Psicopedagogo no Brasil. A data foi escolhida em referência à fundação da Associação Brasileira de Psicopedagogia, no mesmo dia e mês de 1980. O objetivo destacar o trabalho de atuação da psicopedagogia na sociedade.
O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Luis Edson Sales, destaca que a psicopedagogia pode ser entendida como a soma de conhecimentos em prol da formação de um cidadão capaz de inteligir a realidade dentro e fora do ambiente escolar. "A psicopedagogia converge esforços para um modelo transdisciplinar, naturalmente desafiador e que exige considerável capacidade estratégica de seus educadores", acentua.
Segundo Luis Edson, a área divide-se em dois ramos principais: o clínico e o institucional. "A psicopedagogia clínica se expressa pelos profissionais que atuam nos consultórios, clinicando pacientes de todas as idades que tenham deficiências de aprendizagem. A institucional provê assistência aos professores, resolvendo problemas pedagógicos e melhorando a eficácia do ensino", diz.
Atuação dos psicopedagogos
A orientadora da Célula de Psicopedagogia da Alece, Lídia Lourinho, aponta que um profissional da área implementa, avalia, coordena e planeja o desenvolvimento de projetos pedagógicos nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância. Para isso, acentua, cabe ao psicopedagogo aplicar metodologias e técnicas que facilitem os processos de ensino e aprendizagem.
Segundo Lidia, "construímos conhecimentos em todas as fases da vida e essa construção é o nosso principal objeto de estudo". Ela acrescenta ainda que a psicopedagogia é uma ciência que concilia os conhecimentos da Psicologia, Neurologia, Psicolingüística, Antropologia e Educação, "para compreender como os indivíduos processam as informações e as transformam em conhecimento adquirido".
A orientadora da Célula defende que os principais objetivos dos profissionais são identificar as dificuldades ou distúrbios de aprendizagem e planejar ações de intervenção com o intuito de auxiliar, efetivamente, o processo de aprendizagem. "Os profissionais de nossa área atuam de forma individual e coletiva com os processos de ensino e aprendizagem, bem como com as dificuldades que permeiam tais processos", salienta.
Já o diretod do DSAS cita os problemas que demandam a atuação do psicopedagogo, dentre eles a repetência, a falta de concentração, a apatia nos estudos e a dificuldade de adaptação. "Por meio da intervenção profissional, o indivíduo descobre o seu potencial e se desenvolve em nível cognitivo, melhorando sua autoestima, superando traumas e produzindo conhecimento de qualidade" relata.
Luis Edson Sales parabeniza o atual desempenho da Célula de Psicopedagogia do DSAS - que, no seu entendimento, faz um trabalho de excelência em suas atividades.
PV, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS