ASSALCE

Palestras para terceirizadas dão prosseguimento ao Outubro Rosa

Por ALECE
09/10/2019 11:00

Compartilhe esta notícia:

Terceirizadas que participaram do evento, ao lado da deputada Augusta Brito e da palestrante Viviane Vale Terceirizadas que participaram do evento, ao lado da deputada Augusta Brito e da palestrante Viviane Vale - Foto: Marcos Moura

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) promoveu, em parceria com o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), nesta terça-feira (08/10), uma tarde de palestras para as terceirizadas que atuam nos Serviços Gerais da Casa. As atividades deram prosseguimento à campanha de conscientização do câncer de mama desenvolvida neste mês no Poder Legislativo.

A advogada Ákila Costa Silva apresentou 20 direitos que são garantidos para as pessoas diagnosticadas com câncer no Brasil. “A Lei dos 60 Dias garante ao paciente com câncer o direito de iniciar o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico da doença. A legislação garante direitos de acesso aos serviços públicos para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer ,mas a população  desconhece'', alertou.

Ákila, que é especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista, afirmou que os direitos são esquecidos e muitas vezes desrespeitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). ''Alguns pacientes interrompem o tratamento do câncer por conta de uma dificuldade contratual que é solucionada na justiça. Quem tiver seu direito violado pode recorrer ao Ministério Público e Defensorias Públicas'', informou.

Importância da autoestima

O câncer de mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. O seu tratamento pode provocar mudanças físicas significativas como queda de cabelo, ganho de peso e até mesmo a perda da mama, resultando em uma baixa autoestima. Para incentivar as mulheres no processo de autoaceitação durante esse processo, a master coach e integrante do MMLC, Viviane Vale tratou sobre o tema '' O Poder da Autoestima''.

“A mulher que enfrenta o câncer de mama é mutilada pela doença, perde um seio, o cabelo, que são símbolos da feminilidade e sofrem com a autoestima. É preciso acima de tudo se aceitar e entender que a essência é mais importante que a aparência'', destacou.

A coach de autoestima acrescentou que o processo de autoconhecimento e o apoio familiar são fundamentais para ''conviver'' com o câncer. ''Cada pessoa tem sua missão na terra, algo que Deus nos confiou. Quando identificamos  o nosso propósito de vida, podemos superar qualquer obstáculo e nos reerguer. O apoio da família e dos amigos também é fundamental na etapa de descoberta e tratamento'', afirmou.

A deputada Augusta Brito (PCdoB) prestigiou as palestras realizadas no Complexo de Comissões Técnicas da Casa. A parlamentar reforçou a necessidade da realização da mamografia para diagnosticar a doença. ''A mulher tem muitos afazeres, trabalho, cuidado com os filhos, com a casa, estudo e por algumas vezes a saúde é deixada de lado. Isso não pode acontecer e me coloco à disposição  para ajudar no que for preciso'', destacou.

O chefe do Setor de Serviços Gerais da Assembleia, Cláudio Henrique Martins, afirmou que o Poder Legislativo preza pela saúde das funcionárias .''Sem saúde não podemos trabalhar. Parabenizo e agradeço à Assalce e ao MMLC pela realização dessa palestra para nossa equipe'', pontuou.

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também