Dicas de Saúde

Palestra sobre práticas de alimentação e higiene beneficia colaboradores da Alece

Por Julyana Brasileiro
12/03/2024 16:36 | Atualizado há 8 meses

Compartilhe esta notícia:

Durante a atividade, foram dadas orientações práticas sobre o tema no ambiente de trabalho Durante a atividade, foram dadas orientações práticas sobre o tema no ambiente de trabalho - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social, em parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/03), palestra sobre “Boas práticas de alimentação e higiene no ambiente de trabalho”. O evento foi destinado a colaboradores terceirizados do Poder Legislativo.

Durante a atividade, realizada no Auditório Lucila Bomfim, no Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre boas práticas para promover uma alimentação equilibrada e saudável em meio à jornada de trabalho, bem como sobre a adoção de medidas de higiene essenciais para a prevenção de doenças e a importância de se manter um ambiente limpo como medida que influencia diretamente no bem-estar.

O orientador da  Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, médico Joaquim Garcia Filho, destacou que o setor segue com o objetivo de promover a  saúde e prevenção de doenças. Conforme adiantou, a palestra tem sido realizada de forma periódica para os demais servidores da Casa, levando o conhecimento das práticas para todos os que compõem o Poder Legislativo.

''Essa é mais uma ação da Célula com o objetivo de despertar  consciência e incentivar a adoção de boas práticas no ambiente de trabalho. A ideia é que  todos saibam os cuidados necessários em relação à higiene correta dos alimentos e preservação de um ambiente adequado para a alimentação, contribuindo para o bem-estar do nosso público interno e assegurando a prevenção de doenças'', afirmou.

Ênfase nos cuidados com o ambiente de trabalho

A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, destacou a iniciativa. "Nosso propósito é oferecer aos nossos servidores as melhores condições de trabalho, para que eles possam se sentir bem e que sirvam diretamente a sociedade cearense da melhor forma possível. Esse momento é importante para que eles recebam orientações de limpeza quanto aos alimentos e aos espaços de alimentação, evitando doenças e promovendo a qualidade de vida e bem-estar", afirmou.

Atividade contou com a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão - Foto: Divulgação/Comitê de Responsabilidade Social da Alece

A nutricionista Gisele Pacheco reforçou que o espaço de alimentação como copas e refeitório merece atenção no ambiente de trabalho. Na sua compreensão, a presença de espaço adequado demonstra a preocupação da Casa com o bem estar dos seus colaboradores, contribuindo para um ambiente  mais agradável e produtivo, onde os colaboradores se sintam valorizados.

"Desde o ano passado, realizamos  uma vistoria para acompanhar como está o estado físico estrutural e a questão do fluxo das pessoas nas copas da Alece. Nosso intuito é proporcionar um espaço adequado para a realização de lanches e almoço. Para isso, estamos realizando essas palestras para conscientizar  que precisamos da colaboração  de todos para manter  o espaço limpo, agradável, respeitando o fluxo de pessoas'', acentuou. 

Orientações

O engenheiro de alimentos Cláudio Lima, do Comitê de Responsabilidade Social, trouxe orientações sobre  higiene e segurança de alimentos. Conforme alertou, a cozinha é um ambiente que favorece a proliferação de bactérias. Ele defendeu a correta higienização do local, bem como de utensílios (esponjas de louças) e de alimentos.

Colaboradores da Alece durante a atividade, no auditório Lucila Bomfim - Foto: Paulo Rocha

''Estudos revelam que as pias da cozinha possui mais germes que as do banheiro. Além  da higiene do local, é fundamental o cuidado com a higienização dos alimentos para evitar as doenças transmitidas por alimentos  que possuem como modo de transmissão a ingestão de um alimento que esteja contaminado por determinado agente etiológico ou toxina'', alertou.

O evento contou também com palestra da nutricionista Bruna Campos, do DSAS.
 

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também