UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

Palestra sobre livro mobiliza alunos da Escola Maria Ângela Borges da Silveira

Por ALECE
26/06/2019 19:32

Compartilhe esta notícia:

Servidor da Assembleia, Pio Barbosa é escritor e ministrou a palestra Servidor da Assembleia, Pio Barbosa é escritor e ministrou a palestra - Foto: Acervo pessoal

O escritor e professor Pio Barbosa, servidor da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), realizou, nesta quarta-feira (26/06), palestra para os alunos do terceiro ano da Escola de Ensino Médio Profissionalizante Maria Ângela Borges da Silveira, abordando a sua obra "Estesia", escrita em 1996 e lançada em 1998. "O livro está centrado na experiência vivida com a morte de meu irmão, e traz o poema Eternidade, que é o carro-chefe desta publicação". O autor é servidor da Assembleia Legislativa do Ceará, atuando na administração da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) com formação em Filosofia, especialização em Psicopedagogia e Doutorado em ciências da educação pela Universidad Politecnica y Artística del Paraguay, em 2011.

Aos estudantes, Pio Barbosa observou que na vida sempre todos estamos abertos a novas experiências e descobertas. "Isso significa dizer que nós nunca vamos deixar de aprender e vivenciar momentos, sejam eles alegres ou tristes. O que nos lapida e nos dá sustentação são as experiências construídas ao longo da vida", afirmou.

O escritor também salientou que o tempo podem ser entendido de duas concepções, que no grego antigo são nominadas de kairós e cronos. "Na verdade, o cronos é o tempo que nos é cerceado, que nos rouba a paz e é totalmente vigiado. Mas quando a gente pensa no Kairós, sentimos a otimização na qualidade do tempo vivido", destacou.

O escritor também assinalou que há alguns anos esteve com a vida em risco, chegando a ser hospitalizado, o que o levou a conviver com um paciente posteriormente tetraplégico. Segundo ele, a experiência modificou o seu olhar para a própria existência. "Quando estava deixando o hospital, praticamente recuperado, um corpo deixava o hospital para ser enterrado. Isso foi um momento que fez valorizar ainda mais a vida", salientou, destacando a importância de todos os momentos vividos de cada um, valorizando os laços afetivos. "Quando morrer, não quero que chorem a minha partida, mas que lembrem dos bons momentos que compartilhamos", defendeu.

Repercussão da palestra

A professora de Ciências Exatas, Meire Vânia Teixeira, autora do convite ao palestrante, disse que teve a ideia de promover a palestra porque os alunos estão concluindo o ensino médio profissional e a partir do próximo ano, muitos ingressarão na realidade do mercado de trabalho. "Esses jovens estão em formação, e o professor Pio é uma pessoa muito preparada para trazer orientações necessárias para a formação de todos. É bem importante que tenham mais uma noção de mundo, com um olhar mais ampliado", pontuou.

A estudante Ana Luíza Arruda de Souza considerou que a palestra lhe fez sentir especial, pelas ideias apresentadas e noções particulares sobre a vida de cada um. "Foi um grande momento, em que me senti bastante incentivada a aprender sobre alguns sentimentos, como solidão e como posso ser mais resiliente", testemunhou. Ela revelou que ouviu na palestra palavras que a motivam a ser "uma pessoa melhor". Atualmente, os alunos da escola estão assistindo aulas nas salas no Edifício José Euclides Ferreira Gomes (anexo II), enquanto as instalações da unidade escolar passam por reformas.   

Veja também