Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos

Pacto pelo Saneamento Básico inscreve para Seminário da Sub-bacia do Rio Banabuiú

Por ALECE
25/09/2020 08:39

Compartilhe esta notícia:

Seminários são desenvolvidos por meio da plataforma Zoom Seminários são desenvolvidos por meio da plataforma Zoom - Divulgação/ Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL

Estão abertas as inscrições para o Seminário Regional da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, que acontece na próxima terça-feira (29/09), às 14 horas, de forma virtual, pela plataforma Zoom. O link para as inscrições, que podem ser feitas até segunda-feira (28/09), é https://bit.ly/3mHGpUX. Este será o terceiro de nove eventos, em uma programação desta etapa do Pacto pelo Saneamento Básico, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos.

A Sub-bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú tem uma área de drenagem de 19.316 km², correspondente a 13,37% do território cearense. O Rio Banabuiú é o principal tributário do Rio Jaguaribe. São seus afluentes, pela margem esquerda, os Rios Patu, Quixeramobim e Sitiá; e pela margem direita apenas o riacho Livramento.

Esta bacia é composta por 15 municípios e apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 2.760.549.943 bilhões de m³, num total de 19 açudes públicos gerenciados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). O cenário a ser discutido neste terceiro seminário abrange os seguintes municípios: Banabuiú, Boa Viagem, Ibicuitinga, Madalena, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Milhã, Jaguaretama e Itatira.

Os nove seminários apresentarão a realidade das sub-bacias hidrográfica do Salgado, Metropolitanas, Banabuiú, Acaraú, Serra da Ibiapaba e Sertões de Crateús, Coreaú, Curú e Litoral, Médio e Baixo Jaguaribe e Alto Jaguaribe. Serão expostos e discutidos os desafios de cada região, organizados pelos eixos temáticos citados acima.

Seminário apresentou situação atual das Bacias Metropolitanas do Estado

Informações sobre a situação atual das Bacias Metropolitanas do Estado foram apresentadas no segundo Seminário Regional do Pacto pelo Saneamento, realizado nesta quinta-feira (24/09), pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL.

De forma virtual, o seminário reuniu mais de 100 pessoas, representando diversas entidades e órgãos do Estado, que compartilharam análises e ações que vêm sendo realizadas em diversos eixos e a importância da sistematização de dados e informações sobre saneamento, drenagem, manejo de resíduos sólidos, saneamento urbano, educação ambiental.

Ao longo do evento, foram apresentados dados técnicos sobre o quadro geral que compõe as Bacias Metropolitanas, formadas por 16 bacias independentes, que reúnem 31 municípios e apresentam uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 1.325.344.000 m3, num total de 14 açudes públicos, gerenciados pela Cogerh. Elas abrigam o mais importante centro consumidor de água do Estado, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Serviço: Acompanhe o Pacto pelo Saneamento Básico nas mídias sociais: Instagram - @conselhoaltosestudos / Facebook - pacto pelo saneamento básico.

SC, com Assessoria de Imprensa do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e Agência de Notícias da AL

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também