Ouvidoria Parlamentar

Ouvidoria Parlamentar da Alece: 18 anos aproximando os cidadãos do Legislativo

Por Paulo Veras
22/05/2025 11:35 | Atualizado há 1 dia

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Equipe da Ouvidoria Parlamentar da Alece com o ouvidor Leonardo Pinheiro Equipe da Ouvidoria Parlamentar da Alece com o ouvidor Leonardo Pinheiro - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece. Foto: José Leomar

Um trabalho que aproxima os cidadãos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e, consequentemente, contribui para a participação popular, a transparência e a qualidade dos serviços do Parlamento estadual. Essa é uma parte da missão das servidoras e servidores que fazem parte da Ouvidoria Parlamentar da Alece, que completa 18 anos de atuação neste mês de maio.   

Criada em 2007, na gestão do ex-presidente Domingos Filho, a Ouvidoria Parlamentar vem, ao longo dos anos, avançando em seus processos para que os resultados promovam desenvolvimento para o Ceará e para a Alece.

O órgão contribui para o acompanhamento e controle social das atividades da administração pública, sendo um parceiro do cidadão no diálogo com o Poder Legislativo. 

O deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), ouvidor parlamentar da Alece desde 2020, ressalta que a importância da Ouvidoria Parlamentar vai além de ouvir denúncias. “Queremos fazer o link entre Parlamento e sociedade fazendo com que o povo participe cada vez mais do Poder Legislativo”, afirma o deputado.

Deputado Leonardo Pinheiro é o ouvidor parlamentar da Alece desde 2020. Foto: José Leomar

A ouvidora substituta, deputada Jô Farias (PT), destaca a missão da Ouvidoria Parlamentar e afirma que participar é uma oportunidade valiosa para ser a voz da população em um canal que promove mudanças reais e impactantes. Ela assumiu o cargo neste ano. “Ao lado do ouvidor, estou comprometida a escutar as demandas da população e agir com eficácia para melhorar cada vez mais os serviços da Assembleia Legislativa”, assegura a deputada.

Além do atual ouvidor parlamentar, deputado Leonardo Pinheiro, já ocuparam o posto Ronaldo Martins (2007-2014), Júlio César Filho (2015-2016), Bruno Pedrosa (2017-2020) e Walter Cavalcante (2021-2022).

Evolução

Isabel Chaves, coordenadora da Ouvidoria Parlamentar desde 2015, conta que o trabalho começou com uma equipe bastante pequena de quatro pessoas e hoje possui 13 colaboradores com formação multidisciplinar.

Isabel Chaves acompanha a evolução da Ouvidoria ao longo dos anos. Foto: José Leomar

“Até 2019 todo o nosso trabalho era feito manualmente. Com a chegada do Portal da Transparência passamos a utilizar um software, uma plataforma, fazendo com que as demandas fossem tratadas virtualmente, o que trouxe transparência, celeridade e efetividade”, pontua Isabel.

Luciana Cysne, servidora que fez parte do time que montou a Ouvidoria Parlamentar em 2007 e tem 22 anos de Poder Legislativo, confirma as dificuldades do início e relembra que os próprios servidores queriam saber o que era a Ouvidoria. “Tinha gente que trazia questões pessoais ocorridas nos setores e nós orientávamos que a Ouvidoria não era pra isso”, relembra.

 Luciana participou do processo de criação da Ouvidoria, em 2007. Foto: José Leomar

Ela permaneceu na Ouvidoria por 10 anos e hoje atua no Departamento Legislativo. “A Alece precisava deste canal onde o cidadão pudesse fazer uma reclamação, até mesmo um elogio ou procurar informações. Hoje a Ouvidoria é muito mais do que isso”, afirma Luciana, que atribui o crescimento ao trabalho da coordenadora Isabel Chaves.

A assessora Bruna Bardawil está na Alece desde 2013, sempre na Ouvidoria Parlamentar. Bruna detalha que no dia a dia do setor são recebidas as demandas da população como reclamações, sugestões e consultas. “Com base na Lei de Acesso à Informação, acolhemos as demandas e dialogamos com o órgão ou setor competente da Casa, de acordo com cada solicitação. Recebemos o retorno e encaminhamos para o solicitante”, explica.

Além do Parlamento

Isabel Chaves destaca que atualmente a Ouvidoria realiza um trabalho que vai além de um canal de comunicação. “Assumimos também um papel educativo. Já fizemos com parceria com o Malce e um projeto dentro das Assembleias Itinerantes”.

Para a coordenadora, a partir do momento que existe interação com outros setores, o trabalho é potencializado e contribui ainda mais para a melhoria do que a Assembleia Legislativa oferece para a sociedade.

Bruna Bardawil elogia a expansão da atuação da Ouvidoria. “Levamos nossa expertise para outros entes públicos colaborando com câmaras municipais que já possuem ouvidorias e auxiliando na implantação nas câmaras onde o serviço ainda não está disponível”.

Bruna destaca dia a dia do setor e diálogo com outros entes públicos. Foto: José Leomar

Isabel frisa também a participação em eventos da Alece abertos ao público. No “Vem pra Alece” a Ouvidoria realizou uma pesquisa de satisfação referente ao evento. “Na ocasião, nós tratamos tanto da edição anterior como da edição atual e da expectativa do cidadão para o próximo”.

A coordenadora arremata afirmando que existe uma busca contínua para a melhoria do serviço público prestado não só da Ouvidoria, mas da Assembleia Legislativa como um todo.

O time

A equipe atual da ouvidoria é composta pela coordenadora Isabel Chaves e por Bruna Bardawil, Marcel Sampaio, Lianne de Alencar, Victoria Luz, Patrícia Lira, Patrick Dias, Jarda Diógenes, Jesus Sampaio, Roberta Vieira e Vanessa de Negreiros.

Serviço

Para entrar em contato com a Ouvidoria Parlamentar estão disponíveis os seguintes canais: 

Serviço de Informação ao Cidadão: https://admin.tickdoc.com.br/ouvidoria/alece/login

E-mail: ouvidoria@al.ce.gov.br

Telefone: (85)3277-9797 e WhatsApp (85) 98175-9571. 

Atendimento presencial: Rua Barbosa de Freitas, nº 2674, 5º andar do Anexo II da Alece (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes).

  • Confira aqui o vídeo institucional da Ouvidoria Parlamentar da Alece

 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

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