Outubro Rosa na Alece alerta sobre importância da prevenção do câncer
Por Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias e Assessoria da Alece03/10/2023 14:43
Compartilhe esta notícia:

Com o tema Prevenir Não Dói, a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), deu início, nesta terça-feira (03/10) à campanha do Outubro Rosa de 2023. Durante todo o mês de outubro, várias ações devem ser realizadas, com o objetivo de promover a conscientização e a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Para a primeira-dama da Alece e presidente do MMLC, Cristiane Leitão, o Legislativo Cearense tem se empenhado na promoção de atividades dedicadas à temática. “Precisamos falar sobre a questão do câncer de mama e do câncer de colo do útero e fazer ações preventivas para que consigamos a cura. Por isso, teremos ações desenvolvidas pelo DSAS (Departamento de Saúde e Assistência Social) e MMLC. Neste mês, também teremos a inauguração da Sala da Saúde da Mulher na Alece”, adiantou.
A abertura da campanha contou ainda com a presença da ex-deputada estadual e presidente de honra do MMLC, Meire Costa Lima, que disse da importância de se falar e divulgar informações sobre o assunto. “Todo dia é dia de Outubro Rosa, mas a gente faz essa campanha para conscientizar aquelas mulheres que não sabem da doença ou que não realizam exames com a frequência adequada", pontuou.
Feirinha Cor de Rosa
A abertura da campanha foi acompanhada pelos trabalhos da Feirinha Cor de Rosa, que está na segunda edição neste ano e reúne 30 expositoras da Federação das Artesãs e da Associação das Mulheres Empreendedoras do Ceará (Ame), exibindo produtos que representam a cultura cearense.
“Nós convidamos as artesãs do nosso Estado para expor os seus trabalhos, que são tão belos e que representam tanto a nossa cultura cearense. E todas essas mulheres artesãs irão receber as orientações, vão receber também ultrassom, mamografia, consulta com os nossos mastologistas, ou seja, é a Assembleia abrindo as suas portas para essas mulheres”, acrescentou Cristiane Leitão.

Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece, na abertura do Outubro Rosa - Foto: José Leomar
Participaram ainda na abertura o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, o médico ginecologista da Alece Carlos Augusto e a orientadora da Célula de Enfermagem, Maria Odete Marçal Sampaio.
E entre a programação da Campanha “Prevenir Não Dói” estão também a Blitz Outubro Rosa, palestras com especialistas, ampliação das consultas oferecidas pelo DSAS nas áreas de ginecologia e mastologia e exames para servidoras, além de ações com o público externo.
Programação da campanha nesta semana
Feirinha Cor de Rosa. De 3 a 6 de outubro. Horário: 8 horas às 16 horas. Local: Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).
Blitz Outubro Rosa. O MMLC, junto à Célula de Psicologia, realizarão uma blitz no hall da sede principal e anexo III, abordando a saúde da mulher, reforçando a importância do autocuidado e a prevenção ao câncer de mama. Data: 4 de outubro. Horário: 9 horas. Local: Sede principal e Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). Parceiros: Célula de Psicologia e DSAS.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS