Dicas de Saúde

Oftalmologista defende prevenção para garantir saúde ocular

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS
10/07/2023 06:28

Compartilhe esta notícia:

Alfredo Franco Júnior, oftalmologista do DSAS, orienta sobre o assunto Alfredo Franco Júnior, oftalmologista do DSAS, orienta sobre o assunto - Arte: Publicidade/Alece

O Dia Mundial da Saúde Ocular é comemorado em 10 de julho, que transcorre nesta segunda-feira. A data destaca a relevância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que podem, inclusive, levar à perda visual se não forem tratadas em tempo hábil. 

O oftalmologista da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Alfredo Franco Júnior, assinala o peso da visão na percepção sensorial do indivíduo e aconselha a busca pela prevenção.

De acordo com ele, cerca de 75% dos impulsos neurossensoriais que chegam ao nosso cérebro provém da visão. Portanto, destaca, os olhos são responsáveis pela quase totalidade da realidade que percebemos. “A exemplo de outras áreas da medicina, a prevenção oftalmológica pode e deve ser buscada. Muitas patologias podem ser identificadas precocemente, ampliando desse modo as chances de um tratamento bem sucedido”, alerta.

Cuidados com catarata e glaucoma

Sobre as principais patologias que acometem a visão, Alfredo afirma que a catarata, afecção resultante do processo natural de envelhecimento, é considerada a principal causa de cegueira evitável no mundo. “É uma patologia simples de identificar e de tratar. A cirurgia para remoção é bastante segura e reprodutível, com resultados muito satisfatórios”, afirma. O médico também destaca o glaucoma, doença cuja detecção igualmente é feita de forma simples, mediante exame de pressão intraocular. A condição, resultante do aumento da pressão intraocular, pode gerar a perda progressiva e irreversível da visão.

“Outra doença, que tem se expandido nas últimas décadas, é a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), problema que afeta a parte mais central da retina, a mácula. Trata-se de uma consequência indesejável de uma mudança positiva no mundo, que é o aumento da expectativa de vida e, consequentemente, da velhice e dos problemas por ela ocasionados”, explica.

O médico ainda informa que a diabetes e a hipertensão arterial são fatores de risco para a incidência de problemas oculares, e reitera o papel da prevenção. “Devido ao crescente uso precoce de telas, as patologias visuais vêm surgindo de forma mais frequente na população. Em qualquer fase da vida, é importante que o indivíduo procure um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano”, assevera.

Números

Conforme levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 50 milhões de brasileiros são acometidos por distúrbios na visão, 60% dos quais relacionados à cegueira e deficiência visual. Estima-se que boa parte dos casos poderia ter sido evitada se o devido tratamento fosse feito com antecedência.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também