ASSALCE

Oficina da Memória trabalha habilidades cognitivas e emocionais

Por ALECE
06/05/2019 19:21

Compartilhe esta notícia:

Participantes da Oficina da Memória na atividade realizada nesta segunda-feira (06/05) Participantes da Oficina da Memória na atividade realizada nesta segunda-feira (06/05) - Foto: Júlio Sonsol/ Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

A Oficina de Memória, que integra o Projeto Casulo da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará, desenvolveu mais uma atividade nesta segunda-feira (06/05). A oficina propõe o desenvolvimento de trabalhos cognitivos para exercitar e melhorar a memória dos participantes. Atualmente, 13 alunos participam da oficina, sendo 11 deles servidores do Poder Legislativo.

De acordo com a facilitadora Geene Diógenes, habilitada como terapeuta ocupacional, gerontóloga, e master coach com expertise em inteligência emocional e mudanças de hábito, o interessado na oficina poderá fazer uma atividade, e depois, se tiver interesse, se inscrever para sessões que ocorrem semanalmente às terças-feiras, no horário de 9 horas às 11 horas. Excepcionalmente, na semana que se inicia, a oficina foi realizada nesta segunda-feira.

Geene Diógenes ressalta que a oficina tem como principal objetivo beneficiar e trabalhar a mente por meio de estímulos emocionais, sociais e espirituais, com a realização de práticas cognitivas, artísticas e de convívio social. “São atividades voltadas principalmente para pessoas idosas, mas a oficina é aberta a todas faixas etárias”, salientou.

Na oficina desta terça-feira, os participantes realizaram "ginástica cerebral", por meio de leituras, jogos e testes de inteligência. Também foram desenvolvidas atividades de avaliação da capacidade mental dos participantes.

Como funciona a Oficina

Fátima Tabosa, assessora parlamentar aposentada, revela que participa da oficina há três anos, e tem percebido notáveis evoluções em suas habilidades cognitivas. "Quando cheguei, achei tudo uma grande bobagem, e pensava que sabia de tudo. Mas logo percebi que a boba era eu e que tinha muito o que aprender, para me aperfeiçoar mentalmente e como pessoa", acentua.

Geene informa ainda que os participantes são também acolhidos no início das atividades, quando todos podem se manifestar acerca das suas emoções pessoais e seu estado cognitivo. "Fazemos uma catarse emocional para trabalhar também as afetividades", diz a facilitadora.

A facilitadora informa que para participar da atividade o interessado precisa apenas procurar a sede da Assalce, na Rua Araken Silva, 103, bairro Dionísio Torres, ou se inscrever por meio do telefone 85.3272.3279. Ele informa ainda que a oficina está com uma promoção de Dia das Mães, e todos os novos integrantes estarão isentos da taxa de manutenção durante um mês.

Veja também