Nutricionista orienta sobre prevenção de câncer de próstata
Por Júlio Sonsol, com Rádio FM Assembleia08/11/2023 10:23 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante este mês, para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.
O especialista em nutrição clínica Raony Pedrosa de Menezes, da Célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em entrevista recentemente concedida à jornalista Kézya Diniz, no programa Narcélio Limaverde, da Rádio FM Assembleia, informa ser possível prevenir a enfermidade, ou reduzir os seus riscos, adotando alguns procedimentos alimentares.
Ele aponta obesidade e o sobrepeso são fatores de risco. "Assim, a gente já deve fazer uma dieta alimentar fazendo o controle de peso. Deve ser observado o Índice de Massa Corporal para evitar este fator de risco". aconselha.
Cuidados com alimentação
Conforme Raony Pedrosa, outros fatores podem desencadear o câncer de próstata, como a hereditariedade e estilo de vida. Com relação à alimentação, ele explica que há nutrientes, como o Licopeno, encontrado em tomate, melancia, goiaba, entre outros alimentos. "Se estes vegetais forem ingeridos ao menos cinco vezes por semana, está sendo feito uma boa prevenção. Há estudos que comprovam que o risco de incidência do câncer de próstata é reduzido em pelo menos 40%", aponta.
Além destes alimentos, o nutricionista recomenda a ingestão de brócolis, couve, peixes que contém ômega 3, como cavala, arenque, salmão, sardinha e atum. Também é recomendável a pimenta vermelha, alho, cebola, que funcionam como protetores contra o câncer. Raony Pedrosa explica ainda que o ômega pode ser usado como suplemento alimentar. "Neste caso, a pessoa deve buscar um nutricionista para ser orientado", recomenda.
Também é aconselhável o consumo de azeite extra virgem e de linhaça, de acordo com o nutricionista. "Até o vinho tinto pode entrar com uma tacinha diariamente, dependendo do contexto da pessoa", acentua, orientando que sejam evitados os alimentos enlatados ou ultraprocessados, porque, segundo ele, estes têm suas qualidades nutricionais reduzidas.
Saiba mais
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Para se ter uma ideia da letalidade do câncer de próstata, incidência mais comum entre os homens, a enfermidade causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS