Departamento de Saúde e Assistência Social

Nutricionista do DSAS indica alimentos que auxiliam no sono

Por ALECE
18/02/2022 14:16 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

Há inúmeros fatores que causam a dificuldade de dormir e a escolha adequada dos alimentos pode ser uma grande aliada para melhorar a qualidade do sono. É o que aponta o nutricionista do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa, Matheus Pamplona.

Quem opta por uma dieta com baixo teor de frutas, vegetais e peixes pode tem menos facilidade de adormecer e ter um sono de qualidade do que aqueles que são adeptos de um alimentação saudável. Outro fator de alerta é que, de acordo com as pesquisas, a insônia favorece a obesidade, visto que há  uma diminuição do hormônio que gera saciedade, a leptina, e aumento do hormônio que gera fome (grelina).

Isso faz com que o indivíduo busque por alimentos mais calóricos. ''O sono é fundamental para manter o equilíbrio do nosso emocional  e o  metabólico, que restabelece as energias para fazermos as nossas atividades do dia a dia. Quando não dormimos bem, ou seja a quantidade de horas necessárias, há uma maior liberação do  cortisol, hormônio que está relacionado com o aumento da gordura corporal e estresse'', alerta o  nutricionista.

 O indicado para um sono reparador  é dormir em torno de 7 a 8 horas por dia. Conforme  recomenda o nutricionista Matheus Pamplona, existem alimentos que podem potencializar o sono se consumidos nos horários adequados . ''O kiwi  tem nutrientes que estimulam a produção de serotonina, neurotransmissor que ajuda também na regulação do sono.  A banana é rica em triptofano, sendo que este é o agente principal na ação de regular o sono enquanto a  uva contém melatonina, um dos principais hormônios do sono. Os chás  de camomila e de folha de maracujá são boas opções  excelentes para potencializar o sono'', orienta.

Entre  os alimentos que devem ser evitados pelo menos quatro horas antes de deitar estão os calóricos  estimulantes e ricos em cafeína como chocolate, café, chá preto ou mate, aponta o nutricionista.

Saiba mais sobre o assunto no vídeo produzido pelo Núcleo de Comunicação Interna e DSAS, com o apoio da TV Assembleia, disponível abaixo.

 

JB

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Videos

Veja também