Nutricionista do DSAS destaca que hábitos saudáveis ajudam na prevenção do câncer de mama
Por ALECE06/10/2020 13:20
Compartilhe esta notícia:

A campanha Outubro Rosa é realizada ao longo deste mês com o objetivo de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. O tipo de câncer mais comum entre as mulheres registra, anualmente, 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Você sabia que alguns hábitos podem ajudar na prevenção da doença? É o que destaca a chefe da célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa, Gisele Pacheco. Ela aponta que seguir uma rotina saudável, associada a uma alimentação equilibrada, pode reduzir o risco de desenvolver a doença.
O Outubro Rosa é um mês de alerta as mulheres para a prevenção do câncer de mama e do colo. A nutrição é uma aliada no combate à doença. "A minha dica é manter sempre o peso adequado, alimentar-se na forma mais natural possível evitando o uso de alimentos industrializados", orienta Gisele Pacheco.
A nutricionista aponta que consumir frutas, verduras, legumes, cereais integrais, manter uma rotina de exercícios e ingestão adequada de água são fundamentais.
Segundo Gisele Pacheco, mulheres acima do peso ideal têm mais chances de desenvolver determinados tipos de câncer devido ao excesso de gordura no corpo que causa um processo inflamatório e aumenta a produção de hormônios que podem gerar danos às células, provocando ou acelerando o surgimento da doença. "Uma alimentação saudável combinada com atividade física ajuda a controlar o peso corporal e prevenir doenças'', recomenda a profissional de saúde.
JB, com Assessoria do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Videos
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS