Dicas de Saúde

Nutrição e sustentabilidade devem estar aliadas, avalia nutricionista do DSAS

Por ALECE
06/06/2019 18:54

Compartilhe esta notícia:

Doutora Gisele Pacheco, nutricionista do dsas Doutora Gisele Pacheco, nutricionista do dsas - Núcleo de Comunicação Interna

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado na última quarta-feira (05/04), o Dicas de Saúde desta semana traz recomendações que unem nutrição e sustentabilidade, com o intuito de despertar o consumo consciente. A primeira dica da nutricionista Gisele Pacheco, do Departamento de Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará é sobre o desperdício de alimentos, que traz prejuízos para o meio  ambiente, conforme revela a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A degradação de alimentos emite óxido nitroso e metano, gases mais nocivos à camada de ozônio do que o CO2 produzido por veículos. Para evitar o desperdício, a nutricionista afirma que o planejamento das compras e quantidade de alimento a ser preparado é fundamental para evitar sobras. Para o servidor que faz suas refeições fora de casa, a recomendação é ter consciência e colocar no prato apenas o que vai consumir.

Restos de alimentos podem ser reaproveitados para o consumo humano  com  novas receitas. ''A sobra do tomate rende um bom extrato.O arroz cozido é utilizado para fazer bolinho de arroz, assim como cascas de frutas podem ser a matéria- prima de geleias e bolos. Se o alimento está impróprio para o consumo humano, ele pode ser usado como adubo orgânico. A Assembleia Legislativa  usa a borra de café'', destaca a nutricionista.

Veja também