Departamento de Saúde e Assistencia Social

Núcleo de Saúde Mental implementa projeto "Biblioterapia & Escritaterapia"

Por ALECE
16/08/2021 11:17

Compartilhe esta notícia:

Oficina foi desenvolvida com os colaboradores na sexta-feira (13/08) Oficina foi desenvolvida com os colaboradores na sexta-feira (13/08) - Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa do DSAS

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará (DSAS), por meio do Núcleo de Saúde Mental, está implementando mais uma ação em prol do servidor: o projeto “Biblioterapia & Escritaterapia - A Arte Cuidando do Ser”, idealizado por Jacqueline Assunção, servidora da Casa, com formação em Psicanálise e Saúde Mental.

Na última sexta-feira (13/08), com a poética "A Semente do Amor", a oficina Biblioterapia & Escritaterapia - A Arte Cuidando do Ser foi realizada com os colaboradores da empresa Certa, no auditório do DSAS. A segunda etapa acontecerá dia 20 de agosto, finalizando a ação com os terceirizados. Jacqueline Assunção explica que a “Biblioterapia é um cuidado por meio das histórias dos livros. E que leitura é essa que se diferencia de outras leituras? É a leitura com o coração”, define.

A ação teve o tema "A Poética da Semente do Amor", referente ao Primeiro afeto, com a apresentação da música “Tá Escrito” (do grupo Revelação). Em seguida, houve a leitura de uma poesia de autoria de Albert Camus. O Núcleo de Saúde Mental foi representado pela psicóloga Ligia Bessa.

“Foi uma tarde de muito significado para todos que participaram. Os servidores terceirizados tiveram oportunidade de experimentar a potência do ler e escrever com alma. Em meio a muita comoção, todos falaram do autoamor de acordo com suas experiências", afirma Jacqueline Assunção.

Sobre o projeto

Ainda conforme a idealizadora da iniciativa, o projeto tem o objetivo de favorecer a preservação da saúde mental por meio da literatura, exercitando uma escuta sensível e empática que acolhe e reverbera afeto com muita arte”, esclarece a mediadora das ações. Ela diz ainda que esta ação “oferece uma prática terapeuta de cuidado com o ser". De acordo com Jacqueline, trata-se de um lugar fruição de emoções de ressignificações do ser, "por meio da palavra escrita, falada desenhada, lida, dita, ouvida, sentida e compartilhada”.

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, fala com ânimo desta ação que entre os objetivos “promove o autoconhecimento, afeto e transformação através da arte, da leitura”. Ele lembra que o projeto de Biblioterapia da Alece foi levado para a Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), há cerca de cinco anos, por Jacqueline Assunção, servidora com expertise nas áreas da Literatura e Psicologia. Ela se capacitou muito nesse tema relativamente novo. Jacqueline apresenta o livro como um remédio que pode curar e minimizar nossas dores físicas e mentais. Agora o projeto chega ao Departamento, com ações especificas unido a Escritaterapia,, definida como "A Arte Cuidando do Ser”.

Luis Edson parabeniza a coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, Rejane Sales, responsável por trazer a ação para o Departamento. "Após conhecer o projeto realizado pela Assalce, Biblioterapia, rodas biblioterápicas, através da Jacqueline, Rejane abraçou a ideia e estamos agora implementando no Departamento”, pontua. Ele lembra que é a primeira vez que uma ação da Associação entra para os corredores do DSAS.

“Vale ressaltar que o projeto idealizado pela Jacqueline, promovido e realizado na Assalce, está sendo requisitado por outras Assembleias do Brasil que desejam também oferecer aos seus servidores este tipo de terapia. Estão pedindo para que passemos essa expertise para eles, o que nos deixa muito felizes, pois, além de elevar o nome da Assembleia do Ceará, estamos elevando também os nossos servidores e terceirizados o que é extremamente positivo”, pontua.

Impactos positivos

A coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da Casa, Rejane Sales, afirma que o objetivo da ação é o de promover o bem-estar mental e emocional dos colaboradores do DSAS. "A Biblioterapia é uma ferramenta potente que traz benefícios para a saúde mental, com os colaboradores trazendo impactos positivos para o dia a dia da instituição", entende.

A partir de ações propostas para a saúde do colaborador, Rejane afirma que o resultado é o aumento da produtividade, da qualidade de vida, da motivação e maior engajamento de todos. "A ideia é de favorecer a preservação da saúde mental por meio da literatura, exercitando uma escuta sensível e empática que acolhe e reverbera afeto com muita arte”, frisa. As primeiras oficinas aconteceram no Núcleo de Saúde Mental e Núcleo de Responsabilidade Social.

Do Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com Assessoria de Imprensa do DSAS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também