No Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, saiba orientações sobre a patologia
Por ALECE17/11/2022 09:26
Compartilhe esta notícia:
Nesta quinta-feira (17/11), quando transcorre o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, a Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social e o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará trazem orientações direcionadas aos cuidados relacionados à doença. A data, que surgiu na Austrália, originou o movimento Novembro Azul, é comemorada desde 2003 e tem por finalidade alertar toda a sociedade sobre as medidas a serem adotadas quanto à patologia.
O médico Joaquim Garcia, orientador da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social da Casa, afirma que o câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina, perdendo apenas para o câncer de pele do tipo não-melanoma. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Em 2021, mais de 16 mil pessoas morreram em consequência desse tipo de tumor, com média de 44 mortes por dia. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que 65.840 casos da doença sejam detectados neste ano.
“Para se chegar ao diagnóstico é preciso realizar a dosagem anual do PSA (proteína produzida pela próstata) e o toque retal: a primeira se mostrará elevada e o segundo deverá estar alterado caso o paciente tenha a doença”, explica.
De acordo com o orientador da Célula, a doença, em princípio, é assintomática, e seu tratamento depende da análise do estágio em que o tumor se encontra. “O urologista é o profissional indicado, tanto para orientar como para tratar. O tratamento dependerá do estadiamento do tumor, que indica a difusão do cancro”, assevera.
Novembro Azul
O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, destaca a importância do Novembro Azul, que acontece anualmente na Assembleia, conduzida pelo Departamento, e conclama os servidores a se engajarem nessa cruzada pela saúde preventiva do homem.
Conforme Luis Edson, a doença começa a se desenvolver sem a presença de sintomas. “O câncer de próstata é, em seu estágio inicial, silencioso. Por isso, é importante que os homens, a partir dos seus 50 anos, procurem fazer esse exame, ainda que estejam assintomáticos”, assevera. Ele defende que o preconceito deve ser banido e ressalta a necessidade do cuidado com a saúde por parte dos homens. “Temos que fazer a nossa parte", pontua.
Saiba mais
No dia 1º de novembro, a Alece deu início à campanha Novembro Azul, ao iluminar a fachada do Plenário 13 de Maio com a cor alusiva ao movimento. A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção para o movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Na ocasião, o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), destacou que a Casa mais uma vez se mobilizou para reforçar ações de prevenção, por meio da campanha que envolve os núcleos do DSAS, Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), parlamentares e colaboradores, com realização de uma série de atividades.
JB/SC, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS