Na Semana do Meio Ambiente, Webinar trata da restauração de ecossistemas
Por ALECE01/06/2021 22:37 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Os impactos ambientais causados pela ação humana, a conexão entre o desequilíbrio ambiental e a vida no planeta e a necessidade de ações com foco na restauração de ecossistemas foram debatidos em Webinar da Semana do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Ceará nesta terça-feira (01/06).
Transmitido pela TV Assembleia e FM Assembleia, o evento virtual contou com servidores do Poder Legislativo e o doutor em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente e professor das Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo, Allan Carlos Pscheidt.
O deputado Renato Roseno (Psol), representando também o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT) e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), ressaltou o momento crítico de crise civilizatória vivido atualmente e que se expressa em diferentes dimensões.
Indicando que pandemia atual é um fruto do desequilíbrio ambiental e climático, o parlamentar afirmou que o Brasil vive uma lógica predatória e regressiva em sua agenda econômica, cenário que precisa ser revertido para colocar a vida em primeiro lugar. “Responsabilidade social hoje é uma responsabilidade socioambiental”, comentou o parlamentar.
Restauração ambiental
O professor e pesquisador Allan Carlos Pscheidt afirmou que os danos causados pela ação humana no meio ambiente são tão grandes que, atualmente, o caminho passou para a necessidade de recuperação e restauração.
“Passamos de um futuro de catástrofe ambiental para um presente de catástrofe ambiental”, ressaltou. O professor apontou que a restauração dos ecossistemas foi escolhida como a pauta da Organização das Nações Unidas (ONU) no evento Conservação Integrada Summit 2021-2030, com mobilização de entidades, sociedade e governantes para pensar ações para reverter a degradação do ambiente.
Citando o processo de consumo, produção e avanços tecnológicos da humanidade ao longo do tempo, o pesquisador comentou que esse fluxo tem um grande impacto do meio ambiente. “Nossa ciência e nossa tecnologia não necessariamente andam de mãos dadas com a preservação ambiental. Para suprir de energia toda essa humanidade, por ano, são destruídas 3 milhões de hectares de florestas e 4 milhões de hectares de solo viram deserto”, apontou.
Ele destacou que as crises ambientais, que acontecem em diferentes pontos do mundo, estão conectadas e impactam o planeta e a humanidade de formas amplas e complexas. Segundo Pscheidt, os desequilíbrios ecológicos despertam novas doenças e um exemplo é a pandemia do novo Coronavírus, vivida desde o início de 2020.
No processo de recuperação ecológica, ele citou três pilares que norteiam a determinação de estratégias e ações, como a avaliação dos aspectos socioculturais; aspectos ecológicos e aspectos econômicos e institucionais. “Quando a gente não pensa que está no coletivo acaba causando danos maiores em nossas ações”, afirmou, enaltecendo ainda a ciência como em constante processo de construção.
Semana do Meio Ambiente: saiba mais
A Semana do Meio Ambiente da AL distribui, nesta sexta (04/06), mudas para servidores e público em geral em um modelo drive-thru. A iniciativa terá como ponto de ação o recuo da calçada da AL, localizada na avenida Desembargador Moreira.
Conceição Machado, coordenadora da Célula da Agenda Ambiental da Assembleia Legislativa, convidou cada um a assumir a responsabilidade de propagar as causas ambientais e os conhecimentos partilhados no Webinar, assim como acompanhar as ações da Célula.
Da Agência de Notícias da Alece
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032