Dicas de Saúde

Mutirão da Espirometria dá continuidade à Semana da Enfermagem

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS
16/05/2024 14:31 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

Ação foi realizada em parceria com a Célula de Clínica Médica do DSAS Ação foi realizada em parceria com a Célula de Clínica Médica do DSAS - Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promoveu, nesta quinta-feira (16/05), a partir de atuação da Célula de Enfermagem, o 4º Mutirão de Espirometria. O serviço, que conta com a parceria da Célula de Clínica Médica do Departamento, é mais uma atividade ofertada pela Semana da Enfermagem (14 a 17 de maio).

“A espirometria serve para avaliar a saúde pulmonar do paciente. Ela detecta qualquer anormalidade na ventilação pulmonar, sendo essencial para o diagnóstico e acompanhamento de doenças pulmonares. O exame possui alta demanda pela rede pública de saúde, e alto custo pela rede particular, razão pela qual este mutirão, bem como os anteriores, teve uma grande procura por parte dos servidores, seus dependentes e comunidade do entorno da Alece”, informou a orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS, Odete Sampaio.

A orientadora frisou que a espirometria é recomendada para os indivíduos a partir dos 40 anos de idade, portadores de comorbidade (como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica - DPOC), pessoas afetadas pela Covid-19, fumantes, ex-fumantes e usuários de fogão a lenha. “Trabalhadores que lidam com substâncias tóxicas como amianto, verniz, tinta e cola de marceneiro, também precisam realizar esse exame. Saliento que a espirometria não deve ser realizada caso a pessoa esteja gripada ou resfriada”, explicou.

Semana da Enfermagem prossegue até sexta-feira (17/05)

A DPOC na espirometria

Conforme o DSAS, a DPOC pode ser definida como um conjunto de doenças respiratórias que obstruem as vias aéreas. Enfisema pulmonar e bronquite crônica integram esse grupo e são caracterizadas por falta de ar, tosse persistente e produção de muco.

O tratamento precoce pode retardar a evolução dessas doenças, evitando quadros graves e garantindo qualidade de vida ao paciente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a DPOC é a quarta maior causa de morte no mundo, com 90% das vítimas em países de renda média e baixa.

Programação da Semana da Enfermagem

SOLENIDADE EM ALUSÃO AO DIA DO ENFERMEIRO. Data: 17/05. Horário: 9 horas. Local: Plenário 13 de Maio.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também