Notícia

Mulheres que inspiram: servidoras da Alece contribuem para o Parlamento e o Ceará

Por Paulo Veras
18/03/2025 18:01 | Atualizado há 2 dias

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

Uma equipe eficiente e dedicada é essencial para a realização de um trabalho eficiente e de qualidade. Na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, que completa 190 anos em abril, as servidoras e colaboradoras desempenham um papel especial que contribui para tornar a Alece uma das mais transparentes e respeitadas do Brasil. 

Elas executam funções variadas no Legislativo estadual, gerindo departamentos, assessorando parlamentares, realizando limpeza e organização dos espaços da Casa, promovendo saúde, qualidade de vida, segurança e cidadania para a população cearense. Cada servidora é primordial para o efetivo e bom funcionamento do Parlamento.

Nesta segunda matéria, o Núcleo de Comunicação Interna da Alece apresenta mais servidoras que fazem parte da Casa do Povo, inspiram e colaboram com o presente e o futuro. Uma iniciativa que busca homenagear todas aquelas que compõem a Assembleia Legislativa. Confira também a primeira matéria da série.  

Uma jornada de realização

Dentre as servidoras inspiradoras da Alece está a dentista Vânia Bandeira, da Célula de Odontologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). Ela está na Alece há 40 anos e diz ser plenamente realizada como profissional da Casa. 

Dentista de gerações, Vânia atua na Alece há 40 anos. Foto: Bia Medeiros

"Tenho muito orgulho de olhar para minha trajetória como profissional e como mãe e ver que minha jornada deu certo. Muitos alunos que passaram por mim hoje estão na Casa e é recompensador saber que contribuí na formação deles e os inspirei”, contou.

Vânia revelou que muitos de seus pacientes já trazem os filhos para serem atendidos por ela. “Sou dentista de gerações e isso é um sinal que eu atendi bem as pessoas. Espero com isso dar minha parcela para a melhora da nossa sociedade, sobretudo, para nós mulheres”, destacou.

Recém chegada

A servidora Amanda Freitas, da equipe técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), falou que era seu sonho trabalhar no poder público e servir ao povo cearense. “Identifiquei que poderia fazer a diferença trabalhando na Alece e fiz o concurso e, desde 2022, tenho a honra e o prazer de trabalhar aqui”, celebra.

Poder contribuir com o serviço público e a população inspirou Amanda. Foto: Bia Medeiros

Amanda pontua que fazer parte de uma instituição pública e ter um cargo que é muito disputado inspira as pessoas. Ela se sente um exemplo para familiares e amigos.

Ocupar espaços

Ivana Abreu, servidora da Alece que hoje atua no Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), entrou na Alece há 21 anos. “Trabalhei sete anos no Inesp e estou há 14 no Malce. Faço parte da equipe que recebe estudantes para participar do programa O Parlamento e sua História”, explicou.

Há mais de duas décadas, Ivana contribui com o Parlamento cearense. Foto: Bia Medeiros.

Ivana diz que as mulheres são maioria em seu setor e que a participação feminina vem crescendo em toda a sociedade. “Aqui no parlamento não é diferente, inclusive, em nossa exposição permanente, temos um espaço dedicado às mulheres deputadas”, apontou.

Para Ivana, atualmente as mulheres estão ocupando cada vez mais espaços que antes eram impensáveis, pois eram praticamente exclusivos dos homens. “É a demonstração do poder feminino, do nosso carisma”, avalia.

Solidariedade

A cardiologista Fátima Carneiro está na casa legislativa há 17 anos. A médica trabalha no ambulatório do Plenário 13 de Maio e atende, além de parlamentares e servidores, moradores das comunidades do entorno da Alece. A motivação para o exercício da medicina é a vontade de ajudar o próximo. “Aqui podemos atender quem não tem plano de saúde. Sempre com carinho e respeito”, exemplifica. 

Carinho, respeito e exemplos fazem parte da caminhada de Fátima. 

Fátima comentou a importância dos bons exemplos na vida. “Eu tive um (exemplo) muito forte na época da faculdade, de uma professora chamada Glaura Férrer, cardiologista, que foi uma de minhas orientadoras. Ela se dedicava, ensinava e ajudava as pessoas. Isso tento fazer agora pra inspirar os mais jovens”, comenta. 

Apaixonada pela Alece

Tatiana Palhano entrou na Alece em 2012 por meio de concurso público. Professora de Língua Portuguesa, ela não conhecia o mundo do poder legislativo, mas acabou se apaixonando pelo trabalho, atuando hoje no Departamento Legislativo da Alece. 

Não limitar os sonhos e acreditar na própria força são caminhos para Tatiana. Foto: Pedro Albuquerque

A servidora comenta que gostaria de inspirar as mulheres para que reconheçam sua força. Para ela o importante é não desistir. “Eu não permito que as dificuldades ditem os limites dos meus sonhos, pois é sempre possível ir além. Nós já ocupamos muitos espaços, mas há muitas barreiras a superar e lutas a vencer”, concluiu.

 

Edição: Samaisa dos Anjos

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também