Mostra "Memórias que não escrevi" disponível em exposição no Centro Dragão do Mar
Por ALECE16/05/2019 13:04
Compartilhe esta notícia:
A Exposição "Memórias que não escrevi" apresenta 22 obras do pintor e gravurista Sebastião de Paula. A mostra pode ser vista no Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Das 22 gravuras e pinturas da exposição, 14 ainda são inéditas. Oito delas já participaram de exposições em São Paulo, mas 21 nunca foram expostas em Fortaleza.
O artista Sebastião de Paula é natural da cidade de Morada Nova. Ele foi criança nas décadas de 1960 e 70 e a mostra recapitula como a vivência de 14 anos na região do Vale do Jaguaribe marcou sua formação. "Memórias que não escrevi", tem reflexos desse período. A visitação é aberta ao público, até o próximo dia 14 de junho.
Um das obras de destaque, segundo o artista, denuncia o aumento dos casos de feminicídio na atualidade. Sebastião detalha que a gravura "Só fica quem não sabe..." traça uma arma atirando numa borboleta. "Faz referência às mulheres sendo agredidas de uma forma covarde, quando se esperava que os homens, no século XXI, começassem a ser mais parceiros e compreendessem mais as companheiras", reflete.
O apelo à memória marca várias referências da mostra, além do título do projeto. Sebastião de Paula completou 58 anos de idade. Na sua obra, Sebastião chama atenção a duas questões sobre passado e presente. A obra "S.O.S" traz o desenho de um brinquedinho de mola e cabeça de palhaço. Para o artista, a criação simboliza a perda de hábitos saudáveis na infância. "Hoje, as crianças não brincam mais, estão todas ligadas no computador, no celular, nas redes sociais. Pelo momento que a gente vive, essa obra traz esse questionamento, nas pessoas viciadas na utilização do celular", assinala.
Saiba mais
Professor do curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFCE há 15 anos, o artista lembra que foi aluno de Eduardo Eloy, uma das referências da gravura no Ceará. E dentre seus pares, o cearense cita a inspiração no trabalho do pernambucano Gilvan Samico. "Ele tem uma obra maravilhosa, é uma grande referência", pontua.
Em torno de três décadas de produção artística, Sebastião de Paula contabiliza participações em mais de 100 exposições coletivas. Realizou também oito mostras individuais, sendo seis em Fortaleza e duas em São Paulo. Na França, integrou a sala especial da 5ª Mondial de L'estampe Et de La Gravure Originale Trienalle de Chamalières. A obra do artista cearense ainda circulou por cidades como Recife (PE), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Londrina (PR); e em países como Argentina, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Romênia.
Serviço: Exposição Memórias que não escrevi. Local: Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). Data Em cartaz até 14 de junho. A visitação acontece de terças a sextas-feiras, das 9 horas às 19 horas; e aos sábados e domingos, das 14 horas às 21 horas. Acesso gratuito. Contato: 85.3488.8600.
Veja também
Festival Fartura é atração nos dias 23 e 24 de novembro
Fortaleza vai ser palco de mais uma edição do "Festival Fartura – Gastronomia do Brasil", que acontece neste sábado (23/11) e domingo (24/11), na Praç...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival FarturaFestival de cinema francês tem sessões até 20 de novembro
O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 em Fortaleza traz para o público uma seleção de 19 filmes franceses inéditos e premiados, dentre os quais es...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival Varilux de Cinema Francês 2024