Coordenadoria de Tecnologia da Informação

Migração da plataforma de e-mails da Alece terá live de lançamento em 16 de janeiro

Por Julyana Brasileiro e Salomão de Castro
02/01/2024 08:31 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

Live será ministrada por Eduardo Taka,  orientador em produtividade nas plataformas Microsoft e Google Live será ministrada por Eduardo Taka, orientador em produtividade nas plataformas Microsoft e Google - Arte: Publicidade/Alece

O lançamento do projeto de migração da plataforma de e-mail usada por parlamentares, assessores e servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) será no dia 16 de janeiro de 2024, às 9h30min, por meio de live no Microsoft Teams, pelo link http://tinyurl.com/4yxskdkt. A live será ministrada por Eduardo Taka, orientador em produtividade nas plataformas Microsoft e Google.

A live será um momento importante para o processo de migração da plataforma, que se dará no dia 19 de janeiro, com a migração da plataforma de e-mail usada por parlamentares, assessores e servidores do Poder Legislativo.

Para ajudar todos os servidores a compreenderem a migração e seus processos, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Alece (Coti) em conjunto com a empresa Lanlink, realizará a live de lançamento do projeto, no dia 16 de janeiro, demonstrando as novas ferramentas que vão acompanhar a rotina da Casa.

Conforme ressalta o coordenador de Tecnologia da Informação da Alece, Vicente Soares Neto, a live será uma oportunidade para tirar as dúvidas iniciais que a mudança irá gerar. “É natural que toda mudança cause um desconforto inicial. Por isso, queremos minimizar qualquer dificuldade que os nossos usuários possam ter com a utilização da nova plataforma”, pondera. 

Sobre a mudança da plataforma

A necessidade de mudança da plataforma de e-mail do Poder Legislativo surgiu para minimizar algumas questões técnicas que interferiam no desempenho dos processos com o uso  da antiga plataforma gratuita. Segundo o coordenador da Coti, alguns e-mails não eram recebidos porque o domínio da Alece ficava classificado como negativo para plataformas como o Gmail e Outlook.

“A mudança vai aprimorar o trabalho realizado e o atendimento ao público. Órgãos que possuem prazos para respostas ao cidadão, como o Procon Assembleia ou a Ouvidoria Parlamentar, terão muito mais segurança nos processos, pois seus envios não serão mais bloqueados”, ressalta. 

Vantagens

Outro fator positivo da nova plataforma de e-mail será a maior capacidade de armazenamento individual de cada parlamentar ou servidor de  um terabyte (TB), para guardar arquivos, o que representa tranquilidade para a realização dos backups dos documentos.

Vicente Soares Neto elenca outras vantagens com a migração. Além de ter acesso a uma nova plataforma de e-mail, os servidores poderão contar na rotina de trabalho com cerca de 20 aplicativos para reuniões, apresentações e organização de informações, dentre outras funcionalidades. “A demanda mais importante era pra atualização dos e-mails, mas resolvemos indicar a aquisição do Office 365, da Microsoft, que também impactará noutras frentes”, revela o coordenador da Coti.

O coordenador informa que neste momento o foco será na mudança no e-mail, mas que, posteriormente, todas as outras vantagens serão demonstradas e explicadas. “Esse pacote oferece recursos que poderão, inclusive, trazer economia para a Alece”, explica.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também