Mídia social tem seu dia mundial nesta sexta-feira (30/06)
Por Paulo Veras30/06/2023 07:31 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Nesta sexta-feira (30/06) comemora-se em todo o mundo o Dia da Mídia Social. A Assembleia Legislativa do Ceará, atenta a esta inovadora tendência de comunicação, possui um setor específico que gera conteúdo para suas mídias sociais oficiais. Rafael Alves, orientador do Núcleo de Mídias Digitais da Alece, comenta sobre a importância de o Poder Legislativo ter suas mídias sociais oficiais. “Não é possível ficar fora do mundo online. No início da década de 2010 o trabalho era feito apenas no Twitter. Com o passar do tempo, entramos no Facebook, Youtube, Instagram e mais recentemente no Tiktok”, revela o orientador.
Segundo o relatório “Digital 2023: Brazil”, da We Are Social (agência internacional de análise de mídia social) em parceria com o Meltwater (software de inteligência de mídia e monitoramento social), a proporção de brasileiros conectados cresceu de 70% em 2019 para 84,3% em 2023. Com isso, o País chegou à marca de 181,3 milhões de internautas.
Para Rafael, a presença da Alece nas mídias sociais, canais rápidos e que podem ser acessados no mundo inteiro, ajudam a mostrar o trabalho realizado pela Casa. “Ainda existe uma parcela grande da população que possui uma visão equivocada da política e nosso papel é buscar informar a realidade do trabalho que é feito aqui no dia a dia, sobretudo para os jovens que são os que mais usam as redes sociais”, enfatizou.
Com a estruturação do setor, todas as mídias sociais da Casa passaram a ser geridas de maneira uniforme, tanto na questão do conteúdo informativo como na identidade visual, mas respeitando as características individuais de cada uma. Conforme Rafael Alves, o público seleciona a mídia com a qual mais se identifica.
“Quem gosta mais de vídeo vai focar no Youtube, os que preferem textos em geral irão para o Twitter”, diferencia. “Dificilmente uma pessoa ver todas as mídias sociais. Por isso é necessário que o conteúdo esteja bem produzido para todas as plataformas, de maneira que consigamos abranger o maior número de pessoas”, enfatiza.
Interatividade
De acordo com Rafael, as mídias permitem interatividade imediata com a sociedade, gerando um feedback importante para deputados estaduais e demais órgaos que compõem a Alece. Ele chama atenção para o cuidado que o setor tem na avaliação do retorno dado pelos que acessam o conteúdo. “Devido à polarização da política no atual momento fazemos um monitoramento dos comentários. O objetivo é identificar os que são construtivos, de demandas legítimas, e que resultem em ações positivas para a Alece e políticas públicas para a sociedade”, afirma.
Para aumentar cada vez mais a audiência das mídias sociais da Casa, Rafael acrescenta que há alguns projetos em curso que estão sendo desenvolvidos em parceria com outros núcleos da Coordenadoria de Comunicação Social da Alece. O orientador conta que hoje já existe o Raio-X da Alece, que mostra os departamentos da Casa e seus trabalhos específicos. “Em breve teremos o Minuto Alece, em parceria com a Agência de Notícias, que contará as principais notícias que foram veiculadas nos portais da Casa”, disse.
Rafael explica que existem também parcerias com a FM Assembleia, com a TV Assembleia e com a Revista Plenário e que esta interatividade entre os setores é uma orientação do coordenador de Comunicação da Assembleia, Daniel Sampaio.
Parte da equipe que compõe o Núcleo de Mídias Digitais da Alece - Foto: José Leomar
Sobre a equipe
O publicitário Rhamir Bezerra, que diariamente produz o material relativo ao primeiro expediente do Plenário 13 de Maio, onde se realizam as sessões plenárias, afirma que o desafio é trazer a informação em uma linguagem que seja compreendida por todos os públicos. Já Luiza Apoenna, também publicitária e parte da equipe, entende que o maior esforço é conseguir abordar as questões políticas de todas as tendências sem entrar em polêmicas.
O Núcleo de Mídias Digitais da Alece é multidisciplinar e conta hoje com dez profissionais. Além de Rafael e dos analistas de mídias digitais Rhamir e Luiza, compõem a equipe o videomaker Oderio Dias e os também analistas de mídias digitais Diego Cunha, Bárbara George, João Ribeiro, Kris Alves, Patrícia Marinho e Mariana Bueno.
Como surgiu a data
O Dia da Mídia Social (Social Media Day, em inglês) foi lançado no dia 30 de junho de 2010, pelo Mashable, portal norteamericano de notícias sobre tecnologia e business. O objetivo é marcar e celebrar as transformações que as mídias sociais trouxeram para a comunicação global.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Ceasa-CE e Ascece promovem campanha Natal Solidário
O fim do ano chegou, e com ele, a oportunidade de fazer a diferença na vida de crianças que precisam de um motivo a mais para sorrir. Para este Natal,...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com assessoria da Ceasa-CE