Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Mês do Meio Ambiente traz Oficina de Compostagem Doméstica para servidores

Por ALECE
06/06/2023 14:05

Compartilhe esta notícia:

Oficina foi realizada no Anexo II da Alece Oficina foi realizada no Anexo II da Alece - Foto: Bia Medeiros

A Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará, realizou, nesta terça-feira (06/06), a Oficina de Compostagem Doméstica, voltada para os servidores da Casa. A atividade, que integra o Mês do Meio Ambiente,  foi ministrada pelo acadêmico de Engenharia Ambiental da Célula, João Pedro Freire, no 5º andar do Anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes).

O facilitador da Oficina explicou que há uma grande produção de resíduos orgânicos em ambientes domésticos, que, quando levados aos aterros sanitários, são os maiores responsáveis pela emissão de gás metano, "os grande produtores de gases de efeito estufa". De acordo com João Pedro Freire, o metano é 28 vezes mais poluente do que o gás carbônico.

"Ao fazer a nossa compostagem com os resíduos que produzimos, há benefícios ao meio ambiente, com a redução de gases do efeito estufa. É uma forma eficiente de reduzir a poluição atmosférica provocada pelo descarte de materiais orgânicos", afirmou.

João Pedro lembrou que o tema do Mês do Meio Ambiente é "soluções para poluição plástica". Porém, apontou a existência de outros resíduos que podem ter suas repercussões ambientais reduzidas, como o caso dos materiais orgânicos. "No Brasil, produzimos estes resíduos em maior quantidade. Então, este curso de compostagem vem contribuir, ensinando formas de processamento    e reaproveitamento dos materiais descartáveis, transformando em adubo orgânico", asseverou.

João Pedro Freire (primeiro à direita) ministrou a Oficina - Foto: Bia Medeiros

Composteira

A Oficina mostrou como pode ser fabricada e operacionalizada a composteira doméstica, reutilizando baldes plásticos de 20 litros. "Também orientamos como será utilizado o composto orgânico para produção de hortas ou até mesmo uma eventual comercialização", acentuou. João Pedro Freire frisou ainda que é possível instalar composteiras compactas em espaços reduzidos como apartamentos. "Os baldes podem ser empilhados, sendo viáveis para recintos não tão amplos", afirmou.

A servidora da Alece, Gisele Pacheco, orientadora da Célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), participou da Oficina. Nutricionista, ela destacou a importância também de se saber como fazer a compostagem e reduzir os efeitos da poluição ambiental. "Apesar do método ser simples, há certos detalhes, como os nutrientes modificadores do pH do solo que fazem toda a diferença. Participei para somar mais conhecimentos sobre isso, e fazer uma reciclagem mais eficiente", acentuou.   

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

Veja também