Malce - Memorial Pontes Neto

Memorial Pontes Neto passa por reforma para melhorar atendimento ao público

Por ALECE
03/12/2019 11:21 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Reforma do Malce ficará concluída em 90 dias Reforma do Malce ficará concluída em 90 dias - Foto: Malce

O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) está promovendo uma atualização de todos os equipamentos eletrônicos para melhorar o atendimento ao público visitante. A reforma na exposição de longa duração, que faz um relato histórico e político desde 1808, quando chegou a família real portuguesa no Brasil até os dias de hoje, está prevista  para ser concluída em 90 dias, quando poderão ser retomadas as visitações.

De acordo com o presidente do Malce, ex-deputado Osmar Diógenes, explica que o Malce é um depositário de momentos históricos do Estado, portanto presta um grande serviço aos historiadores e a sociedade em geral.  Ele lembra que o Memorial foi instalado em 2010 durante a gestão do então deputado e presidente da Assembleia Domingos Filho. "Todo o equipamento remonta daquela época e está obsoleto, apresentando falhas intermitentes, alguns sem peças de reposição".

Osmar Diógenes esclareceu que o atual presidente, deputado José Sarto (PDT) sensibilizou-se com a necessidade do aperfeiçoamento do maquinário indispensável para o bom funcionamento da exposição permanente, e autorizou a reforma em curso.  "O presidente liberou recursos para a recuperação total. Podemos dizer que o Malce está passando por uma repaginação". O Memorial conta também com uma reserva técnica de cerca de duas mil peças, entre objetos, documentos e fotografias que retratam a história do Ceará.

A diretora do Departamento Administrativo da Assembleia, Lise Novaes, informa que a reforma está sendo realizada pelo museógrafo André Scalazzari, também responsável pela instalação do Memorial, há 10 anos. "Ao longo do tempo, vários problemas foram acontecendo com os equipamentos, próprios do desgaste natural do uso. Scalazzari também foi responsável para alguns reparos eventuais e manutenções necessárias.

Além da ação do tempo, os equipamentos também foram ficando obsoletos, alguns sem peças de reposição no mercado, impossibilitando a realização de reparos.  "Assim, houve a necessidade desta reforma, que foi solicitada pelo presidente Osmar Diógenes.  Ele demostrou a necessidade da modernização  e troca de equipamentos. Também serão feitas algumas mudanças de cenários", informou.

       

Veja também