Médico indica momento ideal para busca de assistência na pandemia
Por ALECE17/07/2020 11:51
Compartilhe esta notícia:

Os protocolos de assistência médica para os pacientes com suspeitas de ter contraído Covid-19 se aperfeiçoaram, visando uma maior eficiência no combate à doença. É o que informa o médico cardiologista Célio Vidal, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará.
De acordo com ele, no princípio da pandemia, as recomendações era de que as pessoas com sintomas leves da enfermidade deveriam permanecer em casa. Hoje, no entanto, quando o paciente tiver sintomas persistentes, a partir do segundo dia depois de identificar esses sinais, deve buscar o atendimento dos profissionais de saúde.
Célio Vidal acentua que a orientação pode ser buscada, inicialmente, através de um contato telefônico junto a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), no sentido de buscar uma reavaliação. “Algumas medidas podem ser tomadas para evitar uma manifestação mais grave da doença”, recomenda.
O médico esclarece ainda que pessoas possuidoras de alguma comorbidade não devem postergar a busca do atendimento. “As patologias, quando atendidas em seu momento ideal, podem ser revertidas”, orienta.
No vídeo abaixo, Célio Vidal faz recomendações para que as pessoas continuem tendo uma postura proativa diante da enfermidade, que ainda não tem cura. O vídeo é uma produção do Núcleo de Comunicação Interna da AL, com DSAS e apoio da TV Assembleia.
JS, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Videos
Veja também

Hemoce inicia campanha de incentivo à doação de sangue visando estoque para Semana Santa
Visando captar novos doadores e reforçar o estoque de hemocomponentes durante o período que antecede a Semana Santa, o Centro de Hematologia e Hemoter...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Hemoce
Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa