Mastologista do DSAS orienta no Dia Nacional de Combate ao Câncer
Por Assessoria de Imprensa do DSAS, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece27/11/2023 10:01 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

Nesta segunda-feira (27/11), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, data estabelecida para a difusão de informações conscientizadoras sobre a doença com ênfase na prevenção. O tema para a campanha deste ano é: “Cuidados paliativos: o que você pensa que sabe pode não ser verdade”.
O mastologista da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Flávio Ximenes, informa que os fatores externos são as principais causas da doença. “Trata-se das variáveis ambientais, como poluição, hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo, dentre outras”, explica.
O médico enfatiza a necessidade de um estilo de vida saudável, por meio de uma dieta alimentar equilibrada e de exercícios físicos regulares, além de exames periódicos.
O câncer é ocasionado pela multiplicação de células anormais de um tecido do corpo, que invadem e substituem outros tecidos no organismo. Sua causa é multifatorial, englobando variáveis externas e internas, incluindo a predisposição hereditária e as condições imunológicas do indivíduo.
Confira vídeo em que o mastologista da Célula de Clínica Médica do DSAS, Flávio Ximenes, traz orientações sobre o assunto, em mais uma edição do projeto Dicas de Saúde.
Conteúdo digital: Assessoria de Imprensa do DSAS
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Hemoce inicia campanha de incentivo à doação de sangue visando estoque para Semana Santa
Visando captar novos doadores e reforçar o estoque de hemocomponentes durante o período que antecede a Semana Santa, o Centro de Hematologia e Hemoter...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Hemoce
Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa