Malce - Memorial Pontes Neto

Malce divulga balanço de atividades de janeiro a novembro deste ano

Por Julyana Brasileiro
06/12/2024 09:32 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Programa "O Parlamento e sua História" promove visitas de estudantes à Alece Programa "O Parlamento e sua História" promove visitas de estudantes à Alece - Foto: Paulo Rocha

O Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), divulga relatório das atividades realizadas e dos resultados obtidos pelo órgão no período de janeiro a novembro de 2024. O equipamento oferece à sociedade meios de reflexão e de discussão sobre os temas voltados ao campo da memória, da história e da cultura política do Ceará e do Brasil, por meio do programa "O Parlamento e sua História".

O coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes, destaca que o programa "O Parlamento e sua História", que promove visitas mediadas à exposição permanente (de longa duração) do Malce e aos demais espaços do Poder Legislativo cearense foi conduzido sob as vertentes: visitas mediadas, publicação de livros, realização de debates e palestras, bem como do gerenciamento, pesquisa e execução de exposição.

"No primeiro eixo de atuação, trabalhamos no sentido de proporcionar a realização de 5.763 visitas à Alece, com a finalidade de conhecer a exposição permanente do Malce e o Plenário 13 de Maio, quando esteve  disponível. Desse total, 5.382 foram estudantes a quem fundamentalmente as visitas se destinam, mas também outros visitantes e 381professores ou responsáveis'', aponta. 

Paulo Roberto Nunes informa que foi aplicada uma pesquisa por parte dos  usuários do programa, para medir o grau de satisfação. O levantamento feito pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Alece apontou que 84,9% dos usuários atestam a qualidade dos serviços prestados. ''Isso nos permitiu observar, dentre outras informações, que o Malce é recomendado para outras pessoas e instituições numa zona considerada de excelência de satisfação'', destaca.

Rodas de conversa e novo projeto

Ao longo de 2024, o Malce realizou três rodas de conversa. No mês de abril, o tema em pauta foi o debate sobre os 60 anos do golpe militar no Brasil.Em maio, o Memorial promoveu debate sobre ''Pesquisa, ações educativas e experiências em Espaços Museológicos” e, em setembro, o tema em pauta foram os 200 anos  da Confederação do Equador.

Projeto “Sextou no Malce” foi iniciado neste ano - Foto: Máximo Moura

O Malce também realizou o seminário  "Novembro no Malce: memórias, educação e sociedade". "Discutimos temas que têm relação direta com a competência básica do Malce, no sentido de não apenas  manter, mas também  desenvolver, a história do parlamento cearense'', avalia Paulo Roberto Nunes.

Uma das novidades desse ano do Malce foi o lançamento do projeto ''Sextou no Malce'', que visa proporcionar maior aproximação dos servidores e colaboradores da Alece à exposição permanente do Memorial, inclusive destacando conhecimentos da história política do Ceará. ''Foram realizadas sete edições do projeto. Foram contemplados  servidores dos Serviços Gerais,  Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Controladoria e Comissões Técnicas, todos da Alece, bem como da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), do Poder Executivo cearense'', aponta.

Exposições 

O coordenador do Memorial destaca que o espaço realizou ainda exposições ao longo do ano, com os temas  “Revista Plenário: Informação e Arte!”, “Da Imposição à Cidadania – 1824-2024 – 200 Anos de Constituição”.

Exposição “Da Imposição à Cidadania – 1824-2024 – 200 Anos de Constituição” foi um dos destaques - Foto: Máximo Moura

Para encerrar o ano de 2024, o Malce e o Museu da Fotografia Fortaleza realizam a exposição “Imagens que Ardem”, mostra itinerante do Museu da Fotografia, com fotos icônicas da Coleção do Instituto Paula e Sílvio Frota, que registram o período da ditadura militar.

Iniciada em 13 de novembro de 2024 e com duração até 10 de janeiro de 2025, a exposição permite que os visitantes da Alece possam perceber "o papel da fotografia como dispositivo de documentação e representação e o testemunho de Evandro Teixeira, Juca Martins e Orlando Brito sobre um tempo de dor, como um grito sinalizando o devir com imagens que ardem", conforme o Malce.

Edição: Salomão de Castro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Veja também