Dicas de Saúde

Maio Vermelho traz alertas sobre saúde bucal

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS
27/05/2024 08:10 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

Amélia Capelo, orientadora da Célula de Odontologia do DSAS Amélia Capelo, orientadora da Célula de Odontologia do DSAS - Foto: Ciro Saboya

Em entrevista ao programa Narcélio Limaverde, da Rádio FM Assembleia, no dia 23 de maio, a odontóloga Beatriz Cals, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), abordou os cuidados com a saúde bucal das pessoas idosas. O diálogo enfatizou a prevenção do câncer de boca, foco da campanha Maio Vermelho, que transcorre atualmente.

"O histórico de cuidados bucais ao longo da vida impactam a saúde, o bem-estar e a autoestima, especialmente a partir dos 60 anos. É com base nele que a pessoa idosa apresentará ou não perdas dentárias, doenças periodontais (inflamações nos tecidos ao redor dos dentes) e xerostomia (boca seca), condição que favorece feridas, infecções e, em casos mais graves, o câncer bucal", alerta Beatriz Cals.

A odontóloga orienta ainda que usuários de próteses dentárias devem ficar  atentos às consultas de revisão desses componentes. “A mastigação contínua e as variações de temperatura afetam as próteses. Por esse motivo, é preciso verificar regularmente a adaptação das mesmas, o que evita, por exemplo, desgastes tanto nos dentes quanto nos tecidos moles da boca”, explica.

Beatriz Cals, odontóloga do DSAS, durante entrevista à Rádio FM Assembleia - Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS

Beatriz Cals também enfatiza que a consulta ao dentista é indispensável para a identificação de lesões que podem comprometer a saúde do paciente. Ela informa que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer bucal é o quarto mais frequente na população global. Além disto, prossegue, segundo pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 95% dos pacientes podem ser curados quando o diagnóstico é realizado precocemente.

“Esses dados evidenciam a importância da consulta odontológica, que poderá verificar sinais suspeitos na região bucal, como nódulos e feridas que não cicatrizam em tempo hábil, diagnosticando inclusive até mesmo a presença de algum tumor”, alerta.

Saúde bucal e sistêmica

A orientadora da Célula de Odontologia do DSAS, Amélia Capelo, informa que os cuidados bucais podem contribuir com o bem-estar e a saúde geral do corpo. "O envelhecimento provoca diversas alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo. Por isso é importante zelar pela saúde bucal, pois ela pode ajudar na saúde e na qualidade de vida ao prevenir doenças cardiovasculares e respiratórias, e ao evitar a piora no quadro de diabetes", afirma.

Na avaliação da orientadora, a prevenção deve começar pela auto-higiene da boca, sendo fundamental a consulta odontológica regular. "No caso das pessoas idosas, elas devem consultar o dentista a cada semestre, mesmo que não possuam mais seus dentes, pois tais visitas podem servir para a verificação de tratamentos curativos e preventivos e, também, para a manutenção de próteses", assevera.

Confira vídeo em que a odontóloga Beatriz Cals traz orientações sobre o tema.

Conteúdo digital: Assessoria de Imprensa do DSAS

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também