FM Assembleia

Livro sobre trajetória da Rádio FM Assembleia será lançado hoje (30/05)

Por ALECE
30/05/2018 11:43

Compartilhe esta notícia:

Livro foi redigido pela jornalista Fátima Abreu (Capa/Ilustração) Livro foi redigido pela jornalista Fátima Abreu (Capa/Ilustração)

A trajetória dos dez anos da primeira emissora de rádio de um legislativo estadual no País é contada no livro "FM Assembleia 96,7 – 10 anos Com Você no Centro das Discussões”. A obra será lançada nesta quarta-feira (30/05), às 18h30min, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa.

A autora do livro, jornalista Fátima Abreu, diretora da FM Assembleia, convida todos servidores e servidoras da AL-CE para conhecer a história da rádio, o pioneirismo da Assembleia do Ceará em abrigar uma emissora e a relevância das mídias legislativas para a sociedade. A obra apresenta o projeto da FM Assembleia e o perfil dos fundadores, detalhando os programas que compõem a emissora pública e educativa, bem como os conteúdos que apontam para o compromisso com a difusão da cultura local e nacional.

Fátima Abreu afirma que o livro pode se tornar uma importante fonte para ampliar o entendimento sobre a emissora. Personagem da FM Assembleia desde o projeto inicial, ela reafirma o amor ao rádio por meio das páginas e histórias contadas no livro.

O coordenador de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, Ilo Santiago Jr., afirma que é especial que o livro tenha sido escrito por alguém como Fátima Abreu, que atua na emissora desde o nascedouro do veículo. De acordo com ele, contar essa história para as próximas gerações permite mostrar o orgulho que a Casa tem da FM Assembleia, emissora que representa um ganho a todos os cearenses. Ilo Santiago Jr. ressalta ainda que os caminhos da FM Assembleia ao longo desses 10 anos resultam de uma equipe dedicada, profissional e com um grande compromisso social.

Servidores que fazem história

O coordenador de programação da FM Assembleia, Ronaldo César, conta que o livro narra os bastidores da implantação da emissora. "Nós tivemos um período de trabalho antes da rádio ir ao ar, até fechar a plástica e a grade da programação, de como seria o primeiro programa, buscar vozes e trilhas. Foi um trabalho muito aprofundado e gostoso de fazer. Nós tivemos o apoio de uma boa equipe, com pessoas já experientes que puderam repassar e multiplicar essa experiência para novos profissionais", recorda.

O jornalista Sílvio Augusto ressalta a importância de vivenciar e trabalhar no Poder Legislativo ao levar informações importantes para a sociedade. "Lembro que nós começamos em uma sala pequena e hoje em dia temos uma redação enorme com uma estrutura que poucas rádios têm. Somos a voz dos deputados e das ações da Assembleia Legislativa", afirma.

Para a jornalista Magnólia Paiva, que trabalhava em emissoras comerciais, a experiência de ingressar em uma rádio legislativa foi totalmente nova. "No início, o conteúdo era uma novidade, já que muitas vezes precisamos transformar uma informação mais complexa em uma linguagem clara e fácil para que o ouvinte pudesse entender da melhor forma possível. O foco sempre foi deixar nossos ouvintes bem esclarecidos do que acontece em uma casa legislativa. Hoje em dia, posso dizer que é muito bom fazer parte de uma rádio com toda estrutura, seriedade e equipe bem qualificada como é a FM Assembleia", destaca.

(Com informações da Agência de Notícias da AL-CE)

Veja também