Leões e Cordeiros abraça a discussão sobre a razão das guerras
Por ALECE08/05/2020 16:21
Compartilhe esta notícia:
Como e por quê as guerras existem? E porque razões são sempre tão difíceis de se chegar a um final? Essas são algumas das questões levantadas pelo filme Leões e Cordeiros (Lions for Lambs, no original), um drama de guerra americano de 2007, dirigido por Robert Redford. A produção faz uma conexão entre um pelotão de soldados dos Estados Unidos no Afeganistão, um senador dos EUA, uma repórter e um professor universitário da Califórnia. O longa é estrelado por Redford, Tom Cruise e Meryl Streep. Apesar do elogiado elenco, a película passou quase despercebida na época de seu lançamento, talvez por conta das polêmicas levantadas em seu roteiro.
Para justificar o título do filme, uma metáfora para líderes incompetentes que enviam soldados corajosos para o massacre da batalha, a trama procura mostrar os bastidores do governo americano nas guerras no Oriente Médio, mostrando três plots diferentes: um senador (Tom Cruise) que lança detalhes de uma nova estratégia militar para uma jornalista (Meryl Streep), dois soldados envolvidos na operação e o professor da faculdade (Robert Redford) tentando estimular um aluno promissor, contando sua história. O filme foi escrito por Matthew Michael Carnahan e dirigido por Robert Redford, sendo lançado nos EUA em 2007.
Provavelmente, a maioria das pessoas ainda não parou para pensar que o conflito entre EUA e Iraque durou mais que a Segunda Guerra Mundial. É justamente este o maior mérito do filme: fazer com que as pessoas parem e pensem no absurdo desta guerra fabricada, na função de cada indivíduo dentro da sociedade e no papel da mídia. O filme propõe exatamente o contrário da maioria dos filmes norte-americanos: pensar. O que é coerente com a longa carreira de Redford, sempre associada a trabalhos ligados a causas políticas e humanitárias.
O roteiro propõe três situações distintas, desenvolvidas em três locais diferentes, mas ao mesmo tempo. Na primeira, passada em Washington, a jornalista Janine consegue uma entrevista exclusiva de uma hora de duração com o jovem senador Irving. Na segunda, ambientada na Universidade da Califórnia, o experiente professor Malley também concede uma hora de conversa, a portas fechadas, com o jovem Todd, aluno brilhante, mas totalmente desmotivado. Na terceira, ocorrida em algum lugar do Afeganistão, os soldados Ernest e Arian lutam desesperadamente pela sobrevivência.
Estas três situações vão se entrelaçando no decorrer da trama para formar um painel da sociedade americana, no qual são vistos claramente representados o jornalismo, a política, o exército, a escola, a juventude classe média alta e a menos favorecida. Todos discutindo, basicamente, duas questões perturbadoras: o que significa a guerra e qual é, afinal, o papel de cada um dentro desta insanidade.
O filme não se propõe a apontar respostas, mas sim a incomodar com as perguntas. O que é muito mais interessante e provocativo tanto para quem gosta de cinema como para quem não dispensa uma boa argumentação.
Você pode assistir "Leões e Cordeiros" no streaming Apple iTunes.
Serviço: Leões e Cordeiros. Dirigido por Robert Redford. Elenco: Robert Redford, Meryl Streep, Tom Cruise, Michael Peña, Andrew Garfield, Peter Berg e Derek Luke; Roteiro: Matthew Michael Carnahan.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Whatsapp: 85.99147.6829
Veja também
Festival Fartura é atração nos dias 23 e 24 de novembro
Fortaleza vai ser palco de mais uma edição do "Festival Fartura – Gastronomia do Brasil", que acontece neste sábado (23/11) e domingo (24/11), na Praç...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival FarturaFestival de cinema francês tem sessões até 20 de novembro
O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 em Fortaleza traz para o público uma seleção de 19 filmes franceses inéditos e premiados, dentre os quais es...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival Varilux de Cinema Francês 2024