Junho Verde busca conscientizar sobre câncer de rim
Por Júlio Sonsol, com Rádio FM Assembleia20/06/2024 11:13 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:

O mês de junho é dedicado à conscientização sobre o câncer de rim, uma doença que muitas vezes passa despercebida até atingir estágios mais avançados. O médico oncologista Marcus Amarante tratou sobre a campanha Junho Verde, em entrevista ao programa Narcélio Limaverde, da Rádio FM Assembleia. A iniciativa tem como objetivo educar a população sobre os sintomas, fatores de risco, métodos de diagnóstico e opções de tratamento para essa condição, além de aumentar a visibilidade do câncer de rim.
Conforme explicou o profissional de saúde, o câncer de rim é uma doença responsável por 4% das neoplasias malignas em que as células do rim crescem descontroladamente, formando tumores. Segundo ele, existem diferentes tipos, sendo o mais comum o carcinoma de células renais (CCR). Outros tipos incluem o carcinoma de células transicionais e o tumor de Wilms, mais comum em crianças.
Marcus Amarante salientou que conhecer os fatores de risco pode ajudar na prevenção e no diagnóstico precoce. Alguns dos principais fatores incluem histórico familiar, pois ter parentes próximos com câncer de rim pode aumentar o risco. Ele destacou ainda que excesso de peso está relacionado ao aumento do risco de vários tipos de câncer, incluindo o de rim, e que a pressão alta também é um fator de risco.
O que fazer
Para reduzir os impactos causados pela doença, é necessário, adotar alguns cuidados nos estágios iniciais, conforme explicou o médico. "Como o câncer de rim raramente apresenta sintomas claros, alguns sinais precisam ser acompanhados, como sangue na urina, dor persistente nas costas ou na lateral, perda de peso inexplicável, fadiga ou febre intermitente, acentuou.
O diagnóstico precoce é crucial para o tratamento eficaz, defendeu Marcus Amarante. Os métodos incluem exames de Imagem como ultrassom, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM). Além disso, análises de sangue, urina e biópsia podem ser solicitados. "O tratamento do câncer de rim varia conforme o estágio e o tipo do tumor, mas podem ser recomendados pelo médico cirurgia, terapia alvo com medicamentos, imunoterapia e radioterapia", disse.
"Embora não seja possível prevenir todos os casos de câncer de rim, algumas medidas podem reduzir o risco: manter um peso saudável, evitar fumar, controlar a pressão arterial, alimentar-se de forma equilibrada e evitar a exposição a substâncias químicas nocivas", apontou o médico.
Saiba mais
A campanha Junho Verde integra a luta contra o câncer de rim, doença silenciosa para a qual ainda não existe um protocolo oficial de rastreamento. Dados disponíveis apontam que cerca de 40% dos diagnósticos da doença no Brasil são feitos já em estágio avançado, quando há poucas chances de cura. Atualmente, a neoplasia renal maligna figura entre os 15 tipos mais comuns de câncer.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Hemoce inicia campanha de incentivo à doação de sangue visando estoque para Semana Santa
Visando captar novos doadores e reforçar o estoque de hemocomponentes durante o período que antecede a Semana Santa, o Centro de Hematologia e Hemoter...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Hemoce
Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa